A revista Cadernos de Saúde (CS) é uma revista científica, peer reviewed, editada pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Católica Portuguesa, autofinanciada pelo orçamento próprio do ICS-UCP.

O seu estatuto redatorial orienta-se pelos valores morais e deontológicos da Universidade Católica Portuguesa, e respeita a praxis ética da comunidade científica internacional.

Dirige-se a estudantes, investigadores, outros profissionais da área das Ciências da Saúde, e tem como missão divulgar conhecimento científico produzido na área, com impacto nos cuidados de saúde e no desenvolvimento científico.

Os artigos deverão ter profundidade científica, ser originais e demonstrarem clara relevância para o avanço científico da problemática em estudo. Poderão ser artigos de investigação originais (original articles), artigos de revisão sistemática da literatura (systematic review articles), artigos de investigação histórica (historical research articles), artigos teóricos/ensaios (theoretical articles/essays), casos clínicos (clinical case), artigos especiais (special articles), artigos de revisão (reviews), cartas ao editor (letters to editor), relatos da prática (practice reports), comentários (comments). São também publicados editoriais que veiculem conteúdo científico relevante para a atualidade na área das Ciências da Saúde.

Caracteriza-se como uma revista científica nacional de circulação internacional com publicação semestral. Aceita a submissão de artigos em português, espanhol e inglês. Os metadados (título, resumo e palavras-chave) são publicados em duas línguas, sendo mandatório uma delas o inglês. A outra será na língua original do artigo, com exceção dos artigos em língua inglesa, situação em que os metadados serão em inglês e português.

Segue as políticas de acesso aberto em alinhamento com a ciência aberta. Todos os artigos são publicados online e em acesso aberto, sob os termos da Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, modalidade dourada, sem embargo (gold open access), e tem os seus artigos disponibilizados em texto integral de forma gratuita. Tal permite aos leitores ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou referenciar o texto completo dos seus artigos e permite o seu uso para qualquer outra finalidade lícita. 

Os artigos enviados a convite da Direção ficam apenas sujeitos ao estatuto editorial dos Cadernos de Saúde.

As opiniões expressas não são necessariamente coincidentes com as dos órgãos dos Cadernos de Saúde ou do seu proprietário. Assim, estes não podem ser responsabilizados por quaisquer erros ou consequências resultantes do uso da informação impressa na revista.

 

Publicação

Segue as orientações dos “Requisitos Uniformes para Apresentação de Manuscritos e Revistas Médicas” do ICMJE (“Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (ICMJE Recommendations)), conhecidas como Normas de Vancouver.

A avaliação dos manuscritos submetidos integra o processo de revisão por pares (peer review), mantendo o anonimato dos autores e revisores (double blind). O processo editorial é conduzido pelo Editor-Chefe e inclui múltiplas fases, da submissão à disseminação.

A avaliação/revisão é realizada com base em grelha de análise crítica disponibilizada online na plataforma de revisão.

Com vista a uma gestão de autores, revisores e artigos, com total transparência o processo editorial é gerido através da plataforma Open Journal Systems (OJS).

 

Conduta Ética

A prática de investigação e redação de artigos baseada em fortes valores e pilares éticos é condição nuclear para a publicação nos CS. Deste modo, imperativo que os autores sigam as políticas de proteção dos participantes em investigação do ICMJE, bem como o Code of Ethics of the World Medical Association para estudos que envolvem seres humanos (Declaração de Helsínquia) e investigação em bases de dados em saúde (Declaração de Taipei).

Quando os artigos resultem de estudos que envolvam seres humanos, os autores devem, no artigo, fazer referência à aprovação por Comissão de Ética competente, assim como adicionar no processo de submissão o respetivo parecer.

Os artigos que reportem estudos em animais, devem sempre respeitar as recomendações Consensus Author Guidelines on Animal Ethics and Welfare for Editors da International Association of Veterinary Editors. A iniciação do processo de avaliação e publicação só será realizada se existir prova de que foram respeitadas as diretrizes nacionais e/ou internacionais para a proteção e tratamento humanizado dos animais, que o estudo foi aprovado por Comissão de Ética competente.

 

Responsabilidade dos Intervenientes

Os autores devem garantir que os seus artigos são honestos, claros, precisos, completos e equilibrados, e devem evitar informações enganosas, seletivas ou ambíguas. Devem por estes serem seguidas as recomendações incluídas em “Responsible Research Publication: International Standards for Authors”.

O Editor-Chefe deve manter-se informado das políticas e avanços mais relevantes e garantir que a sua equipa editorial se mantém atualizada. Devem por este serem seguidas as recomendações incluídas em “Responsible Research Publication: International Standards for Editors”.

Os revisores devem deter grau académico de Mestre ou Doutor, e elevado perfil de competência de revisão. Devem por estes serem seguidas as recomendações em “Ethical Guidelines for Peer Reviewers” do COPE.

 

Boas Práticas de Publicação

A má conduta académica (plágio, fraude, violação dos direitos de propriedade intelectual, etc.) sob qualquer forma não será tolerada. Em casos de suspeita de má conduta, será formado um painel independente para avaliar o processo. Se o parecer confirmar má prática o artigo em causa será rejeitado da consideração para publicação em CS e todos os autores e as respetivas instituições serão informados. Nos casos em que o artigo já tenha sido publicado, será exigida uma retratação aos autores ou ao conselho editorial dos CS e o caso será tornado público. Os casos de má conduta podem resultar em períodos de suspensão de submissão aos CS. Todos os recursos relativos às decisões do painel devem ser submetidos ao Editor-Chefe no prazo de 30 dias a contar da data de envio da decisão.

 

Privacidade dos dados

Os dados pessoais dos autores, revisores e corpo editorial, facultados aos CS serão usados exclusivamente para os fins declarados e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou a qualquer outra entidade, seguindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

 

Plágio / Autoplágio

A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado anteriormente (exceto sob a forma de resumo, ou tese/dissertação) ou que não esteja em processo de submissão noutra revista. Esta revista utiliza um sistema de deteção de plágio - Turnitin. Ao submeterem o seu artigo à revista, os autores estão formalmente a aceitar que os seus artigos serão avaliados com este detetor de plágio. O respeito pelos direitos de propriedade intelectual é um princípio basilar do dos CS.

 

Direitos de Autor e Permissões

No momento da submissão do texto do, deve ser submetida a Declaração de Responsabilidade Autoral, assinada por todos os autores. Esta declaração deverá integrar a contribuição no artigo, de acordo com a CRediT – Contributor Roles Taxonomy, disponível em https://credit.niso.org/.

A revista permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos de autor sem restrições e este(s) manterá(ão) os direitos de publicação sem restrições.

 

Taxas de Processamento de Artigos

A revista não cobra taxas de processamento de artigo (article processing charges - APC) e/ou de submissão de artigo (submission charges).