Gaguez na criança - atualização da revisão de literatura
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Resumo
Introdução: A gaguez é uma Perturbação da Fluência na qual o fluxo da fala é interrompido. Para melhor compreender esta perturbação não é possível analisá-la como um simples problema de fala. Deve ser vista como uma perturbação da comunicação com potencial para afetar vários aspetos da vida das crianças. Diferentes perspetivas sobre a gaguez podem trazer uma análise mais diversificada e contribuir para o avanço científico nesta área; no entanto, também pode levar a visões fragmentadas e controversas. Apesar de nem sempre haver unanimidade científica entre os diferentes autores, existe um consenso crescente entre os investigadores de que a gaguez é uma perturbação multifatorial. Objetivo: Resumir e analisar pesquisas publicadas anteriormente, considerando a gaguez como uma perturbação dinâmica, influenciada por vários fatores. Materiais e Métodos: Revisão da literatura que se foca no desenvolvimento da gaguez, manifestação e cronicidade em crianças, com idade escolar que gaguejam. A revisão aborda ainda os procedimentos de avaliação e a perceção do impacto da gaguez na vida diária das crianças. Conclusão: Esta visão abrangente contribui para uma melhor compreensão dos fatores terapêuticos e científicos que devem ser considerados na avaliação e intervenção da gaguez.