Da investigação sobre o cérebro e a cognição para escola: projeto de divulgação e de promoção de estratégias para alunos e professores

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Jorge Amorim
http://orcid.org/0000-0002-5357-2884

Resumo

Introdução: A necessidade de ligar o campo de investigação da mente, cérebro e educação à sala de aula tem sido amplamente reconhecida. Propôs-se estabelecer uma atividade semanal com alunos e professores para divulgar conhecimentos neurocientíficos e promover técnicas eficazes de aprendizagem, abrindo um espaço para debates interdisciplinares e projetos futuros.  Objetivo: Apresentar os resultados preliminares da avaliação qualitativa durante o primeiro ano de implementação de um projeto de dois anos. Materiais e Métodos: Participaram 148 estudantes portugueses entre os 10 e 13 anos de idade, a frequentarem o ensino básico (5º e 6º ano, 4 turmas de cada ano) e 16 professores. Durante o ano letivo de 2018/2019, todas as semanas, o dia de terça-feira foi dedicado para palestras sobre mente, cérebro e educação, com debates e diversas atividades. Essas sessões de trabalho estavam abertas a todos os interessados (alunos e professores), denominadas informalmente de Ginásio Mental, e dinamizadas por um facilitador especializado em Ciência Cognitiva. Resultados: Os nossos resultados sugerem que o envolvimento dos alunos é grande, mas ainda não atinge os objetivos inicialmente propostos de transferir o conhecimento para o estudo autónomo, nomeadamente, a organização dos estudos. Os professores destacam como obstáculos os problemas de horário (colidindo com as aulas) e o cumprimento das metas curriculares para implementar esse tipo de projeto. Conclusão: Os resultados do primeiro ano sugerem uma lacuna entre o desenho inicial e sua implementação. O envolvimento dos alunos é mais visível do que a transferência de conhecimento para melhores práticas. As sessões não têm o envolvimento dos professores como seria pretendido e ainda não se conseguiu alcançar um trabalho interdisciplinar. Para aumentar o sucesso de projetos neste formato, é vital melhorar a conexão entre a pesquisa e as escolas, destacando a prática baseada em evidência como resultado de um bom trabalho interdisciplinar e permitir a construção de relacionamentos informais com todos os participantes desde a fase de desenho do projeto. Por se tratar de um projeto em curso, os resultados agora obtidos serão transferidos para o segundo ano do projeto.

Palavras-chave: Investigação cognitiva, Ciências da aprendizagem, Divulgação científica, Comunidade escolar

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