Programa "Brincar e pensar para aprender a memorizar": do processo de validação à avaliação de implementação por educadores

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Sofia Garcia da Silva
http://orcid.org/0000-0002-8833-0324
Maria Vânia Silva Nunes
http://orcid.org/0000-0002-9276-8142

Resumo

Introdução: É hoje sabido que a promoção do adequado desenvolvimento da memória de trabalho (MT) deve ocorrer precocemente, iniciando-se no pré-escolar, de forma a impulsionar esta capacidade ainda antes de a criança ingressar na escolaridade formal. Objetivo: Com esse propósito foi desenvolvido de raiz um programa com foco na promoção da MT no pré-escolar, designado “Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar”, para ser implementado em pequeno grupo e em contexto de sala de aula. Materiais e Métodos: Para o processo de validação por especialistas utilizou-se um guião de apreciação do programa, com vários parâmetros que incluíram, por exemplo, a reflexão sobre a sua pertinência, a sua exequibilidade, interesse e pontos a melhorar. Relativamente à avaliação sobre a implementação fez-se recurso a uma grelha de registo, preenchida no final de cada sessão, na qual as aplicadoras assinalaram o interesse e participação do grupo, as principais dificuldades sentidas e colocaram sugestões ou pontos a melhorar. Foram envolvidos quatro especialistas das áreas da neuropsicologia e da educação no processo de validação e oito profissionais de educação na implementação do programa em duas escolas, uma pública e outra privada. Resultados: O presente artigo apresenta sumariamente o desenvolvimento da construção deste programa e as fases do seu processo de validação, até à fase de teste de implementação do mesmo e respetiva apreciação pelos educadores, elencando os pontos fortes e dificuldades encontradas. Conclusão: Tanto o painel de especialistas como a avaliação feita pelos profissionais de educação encontraram interesse no programa e exequibilidade na sua aplicação.

Palavras-chave: Memória de trabalho, Programa de intervenção, Pré-escolar

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