A bússola do Direito Constitucional dialógico: a atualização e efetividade dos direitos fundamentais

Main Article Content

Filipe Venade de Sousa

Resumo

A proteção multinível dos direitos fundamentais é tutelada pelos Direito Constitucional e Direito Internacional dos Direitos Humanos. Consequentemente, é verdade que estas fontes jurídicas estão em constante interação e complementaridade e não procuram competir entre si mesmo. Pelo contrário, mais do que definir a hierarquia, importa garantir a efetividade dos direitos fundamentais nas ordens jurídicas tanto nacionais como internacionais. O Direito Constitucional dialógico articula-se dialogicamente com o Direito Internacional dos Direitos Humanos na interpretação e na aplicação das normas jusfundamentais relevantes para a efetividade dos mesmos direitos. Por este efeito, a lógica do Direito Constitucional dialógico baseia-se na fórmula de compatibilidade interativa em sentido material e não hierárquico entre estas fontes de Direito, não se excluindo mutuamente, dialogando e construindo um corpus iuris commune a favor dos direitos fundamentais efetivos.

Palavras-chave: Direito constitucional dialógico, Direitos fundamentais, Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, José Carlos Vieira de, 2009, Os Direitos Fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976, 4.ª ed., Coimbra, Almedina.

Canotilho, J. J. Gomes, 2009, Direito Constitucional e Teoria da Constituição, 7.ª ed., Coimbra, Almedina.

Häberle, Peter, 2002, Pluralismo y Constitución. Estudios de teoría constitucional de la sociedad abierta, trad. de Emilio Mikunda, Tecnos.

Miranda, Jorge, 2000, Manual de Direito Constitucional. Tomo IV: Direitos Fundamentais, 3.ª ed., Coimbra, Coimbra Editora.

Pereira, André Gonçalves; Quadros, Fausto de, 2005, Manual de Direito Internacional Público, 3.º ed., Almedina.

Sousa, Filipe Venade de, 2018, A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência no ordenamento jurídico português. Contributo para a compreensão do estatuto jusfundamental, Coimbra, Almedina.

Sousa, Filipe Venade de, 2014, Os Direitos Fundamentais das Pessoas Surdas, Coimbra, Almedina.

Sousa, Filipe Venade de, 2013, «O controle de convencionalidade da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: uma visão portuguesa», São Paulo, Revista dos Tribunais, Ano 102, vol. 938.

Vitorino, António, Juiz do Tribunal Constitucional, Relatórios Portugueses das Conferências dos Tribunais Constitucionais Europeus, IX Conferência dos Tribunais Constitucionais Europeus: «Proteção constitucional e proteção internacional dos direitos do Homem: concorrência ou complementaridade?», Paris, França, maio de 1993, disponível em www.tribunalconstitucional.pt/tc/textos020105.html.