Tendências de cobertura do final de um ciclo político: Cavaco Silva (1994-1995)

Main Article Content

Isabel Ferin

Resumo

Este artigo tem como objectivo o estudo da cobertura jornalística do final de mandato do primeiro-ministro Cavaco Silva (1994-1995) nas primeiras páginas dos jornais Diário de Notícias e Público e dos semanários Expresso e O Independente. As hipóteses de trabalho articulam o factor adaptação da imprensa de referência ao novo panorama mediático – decorrente do início de actividades dos operadores privados de televisão – e a literatura internacional que tende a associar a cobertura dos finais de mandatos a períodos difíceis de relacionamento entre os governantes e a imprensa. Para a análise da cobertura recorre-se a metodologias quantitativas de recolha e tratamento de dados (SPSS). A discussão final procura confrontar os resultados obtidos com postulados e factores conjunturais.

Palavras-chave: Análise de imprensa, Comunicação política, Finais de mandato de primeiros-ministros, Jornalismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anduiza Perea, E. (2003), «Características individuais, incentivos institucionais e abstenção eleitoral na Europa ocidental», Análise Social, 38 (167), Lisboa: ICS, pp. 339-360.

Bacalhau, M. (1994), Atitudes, Opiniões e Comportamentos Políticos dos Portugueses: 1973-1993, Lisboa: FLAD.

Barreto, A. (org.) (2000), A Situação Social em Portugal 1960-1999, Lisboa: ICS.

Bennett, L. e Entman, R. (2001), Mediated Politics: Communication in the Future of Democracy, Cambridge: University Press.

Berelson, B. R., Lazarsfeld, P. F. e McPhee, W. (1945), Voting: a Study of Opinion Formation in a Presidential Campaign, Chicago: University Press.

Blumler, J. G. e Gurevitch, M. (1982), «The political effects of mass communication», in Gurevitch, M., Bennett, T., Curran, J. e Woollacott, J., Culture, Society and the Media, Londres: Routledge, pp. 236-267.

Blumler, J. G. e Gurevitch, M. (1995), The Crisis of Public Communication, Londres: Routledge.

Blumler, J. G. e Gurevitch, M. (2000), «Rethinking the Study of Political Communication», in Curran, J. e Gurevitch, Mass Media and Society, Londres: Arnold, pp. 155-172.

Brants, K. (1998), «Who is afraid of infotainment?», European Journal of Communication, 13 (3), Londres: Sage, pp. 315-335.

Brody, R. A. (1991), Assessing the President: the Media, Elite Opinion and Public Support, Stanford: University Press.

Cabral, M. V. (1995), «Grupos de simpatia partidária em Portugal: perfil sociográfico e atitudes sociais», Análise Social, 30, Lisboa: ICS, pp. 175-205.

Capella J. N. e Jamieson, K. H. (1997), Spiral of Cynism: The Press and the Public Good, Oxford: University Press.

Correia, F. (1997), Os Jornalistas e as Notícias, Lisboa: Caminho.

Cruz, M. B. da (1995), Instituições Políticas e Processos Sociais, Lisboa: Bertrand.

Dalton, R. J., McAllister, I. e Wattenberg, M. P. (2003), «Democracia e identificação partidária nas sociedades industriais avançadas», Análise Social, 38 (167), Lisboa: ICS, pp. 295-320.

Edelman, M. (1998), Constructing the Political Spectacle, Chicago: The University of Chicago Press.

Esser, F. (1999), «Tabloidization of News: A Comparative Analysis of Anglo-American and German Press Journalism», European Journal of Communication, Londres: Sage 14 (3), pp. 291-324. https://doi.org/10.1177/0267323199014003001

Faustino, P. (2004), A Imprensa em Portugal: Transformações e Tendências, Lisboa: Media XXI.

Ferguson, M. (coord.) (1990), Public Communication: The New Imperatives, Londres: Sage.

Figueiras, R. (2005), Os Comentadores e os Media, Lisboa: Livros Horizonte.

Franklin, B. (1994), Packaging Politics, Londres: Arnold.

Freire, A. (2003), «Posições sociais, atitudes políticas e percepções de justiça: impactos na participação em cinco actos eleitorais, 1995-1997», in Manuel Villaverde Cabral, Jorge Vala e André Freire (org.), Desigualdades Sociais e Percepções da Justiça, Lisboa: ICS.

Freire, A., Lobo, A. C. (2003), «Economia, ideologia e voto: Europa do Sul 1985-2000», Análise Social, 38 (167), Lisboa: ICS, pp. 483-506.

Freire, A., Lobo, A. C. e Magalhães, P. (2004), Portugal a Votos, Lisboa: ICS.

Graber, D. e Weaver, D. (1996), «Presidential Performance Criteria: The Missing Element in Election Coverage», Press Politics 1 (1), Harvard: Harvard University, 1 (1), pp. 7-32. https://doi.org/10.1177/1081180x96001001003

Graber, D., McQuail, D. e Norris, P. (1998), The Politics of News The News of Politics, Nova Iorque: CQ Press.

Jalali, C. (2004), «As mesmas clivagens de sempre? Velhas clivagens e novos valores no comportamento eleitoral português», in Freire, A., Lobo, A. C. e Magalhães, P., Portugal a Votos, Lisboa: ICS, pp. 87-124.

Jamieson, K. (1992), Dirty Politics: Deception, Distraction and Democracy, Oxford: University Press.

Kepplinger, H. M. (2000), «The Declinning Image of the German Politic Elite», Press Politics, Harvard: University Press, 5 (4), pp. 71-88.

King, Pu-tsung (1997), «The Press, Candidate images, and Voter Perceptions», McCombs, M., Shaw, D. e Weaver, D. (1997), Communication and Democracy, Londres: Lawrence Erlbaum Associates, pp. 29-40.

Kress, G. e van Leeuwen, T. (1999), «Front Pages: (The critical) Analysis of Newspaper Layout», in Bell, A. e Garrett, P. (coords.), Approches to Media Discourse, Oxford: Blackwell Publishers, pp. 187-219.

Lazarsfeld, P. Berelson, B. e Gaudet, H. (1948), The People’s Choice, Nova Iorque: Columbia University Press.

legislativas de 1999», Análise Social, 35 (157), Lisboa: ICS, pp. 1079-1093.

Leston-Bandeira, C. (1996), «The Portuguese parliament in The Cavaco Era», Research Papers on Legislative Studies, 3 (9), Hull: Center for Legislative Studies, University of Hull.

Leston-Bandeira, C. (2003), «O Parlamento e a Opinião Pública em Portugal: argumentos para a reforma», Análise Social, 38 (167), Lisboa: ICS, pp. 467-482.

Lima, F. (2004), O Meu Tempo com Cavaco Silva, Lisboa: Bertrand.

Magalhães, P. (2000), «Desigualdade desinteresse e desconfiança: a abstenção nas eleições

Magalhães, P. (2003), «A confiança nos parlamentos nacionais: regras institucionais,

Mair, P. (1997), Party System Change: Approaches and Interpretations, Oxford: Clarendon Press.

Mair, P. (2000), «Os partidos políticos e a democracia», Análise Social, 38 (167), Lisboa: ICS, pp. 277-293.

McCombs, M. e Shaw, D. L. (1972), «The Agenda-Setting Function of Mass Media», Public Opinion Quartley, 36 (2), Oxford: University Press, pp. 176-187. https://doi.org/10.1086/267990

McGinnis, J. (1969), The Selling of The President, Nova Iorque: Trident Press.

Mesquita, M. (1993), «Os Meios de Comunicação Social», in Reis, A. (coord.), Portugal 20 Anos de Democracia, Lisboa: Círculo de Leitores, pp. 360-396.

Norris, P. (2000), A Virtuous Circle: Political Communications in Postindustrial Societies, Cambridge: University Press.

Patterson, T. E. (1994), Out of Order, Nova Iorque: First Vintage.

Patterson, T. E. (2003), «Tendências do Jornalismo Contemporâneo: Estarão as notícias leves e o jornalismo crítico a enfraquecer a Democracia?», Media & Jornalismo, 2, Lisboa: CIMJ, pp. 19-47.

pp. 443-465.

Reis, A. e Nunes, J. M. (1993), «Breve síntese sobre a evolução dos media no período de 87-94», in Reis, A. (coord.), Portugal 20 Anos de Democracia, Lisboa: Círculo de Leitores, pp. 396-405.

representação e responsabilização política», Análise Social, 38 (167), Lisboa: ICS,

Semetko et al. (1991), The Formation of Campaigns Agendas, Nova Iorque: Lawrence Erlbaum.

Serrano, E. (2001), As Presidências Abertas de Mário Soares, Coimbra: MinervaCoimbra.

Serrano, E. (2006), Para um Estudo do Jornalismo em Portugal (1976-2001). Dissertação de doutoramento em Sociologia apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. http://hdl.handle.net/10071/623

Silva, A. C. (2002), Autobiografia Política, vol. I, Lisboa: Temas e Debates.

Silva, A. C. (2004), Autobiografia Política, vol. II, Lisboa: Temas e Debates.

Silva, E. C. e (2004), Os Donos da Notícia: Concentração da Propriedade dos Media em Portugal, Porto: Porto Editora.

Sousa, H. (2000), «Políticas da comunicação: reformas e continuidades», A Comunicação e os Media em Portugal, Braga: ICS, pp. 31-51.

Sparks, C. e Tulloch, J. (coord.) (2000), Tabloid Tales: Global Debates over Media Standars, Nova Iorque: Rowman & Litlefield Publishers.

Swanson, D. (1995), «El Campo de Comunicación Política. La Democracia Centrada en los Media», in Muñoz-Alonso, A. e Rospir, J. I., Comunicación Política, Madrid: Editorial Universitas, pp. 3-24.

Weaver et al. (1981), Media Agenda-Setting in a Presidential Election: Issues, Images and Interest, Nova Iorque: Praeger.

Weaver, D. (1996), «Media Agenda-Setting and Elections: 1970s-1990s», in Paletz, D., Political Communication Research: Approaches, Studies, Assessments, 2, Norwood: Ablex Publishing Corporation, pp. 211-224.

Wilke, J. W. e Reinemann, C. (2001), «Do the Candidate Matter? Long-Term Trends of Campaign Coverage – A Study of the German Press since 1949», European Journal of Communication, 16 (3), Londres: Sage, pp. 291-314.