Campanhas políticas e tecnologias digitais

Main Article Content

Mágda Rodrigues Cunha

Resumo

Políticos tradicionalmente têm-se apropriado de maneira convencional das mídias nos períodos de campanhas eleitorais. Contam com os programas gratuitos em rádio e televisão e com a possibilidade de espaços pagos nos jornais. Este tem sido, pelo menos no Brasil, o formato adotado. Porém, com o advento da tecnologia digital, da internet e de todas as conseqüências destes fatos, os modelos enfrentam a necessidade de reformulação. Este artigo pretende refletir sobre estas mudanças, tendo como base as principais características das mídias convencionais e das tecnologias digitais, recorrendo à história, à cultura e à linguagem dos meios de comunicação.

Palavras-chave: Comunicação, Cultura, Linguagem, Mídias, Política, Tecnologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barthes, Roland (1988), O Rumor da Língua, São Paulo: Brasiliense.

Barthes, Roland [s.d.], Novos Ensaios Críticos Seguidos de O Grau Zero da Escritura, São Paulo: Cultrix.

Brandão, Elisabeth e Carvalho, Bruno (2003), «Imagem corporativa: marketing da ilusão », Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. Teoria e Técnica, São Paulo: Atlas, pp. 189-204.

Briggs, Asa e Burke, Peter (2004), Uma História Social da Mídia. De Gutenberg à Internet, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Castells, Manuel (1999), A Sociedade em Rede, São Paulo: Paz e Terra.

Castells, Manuel (2003), A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Castells, Manuel (2006), «Inovação, liberdade e poder na era da informação», Sociedade Midiatizada, Rio de Janeiro: Mauad, pp. 225-246.

Chartier, Roger (1998), A Aventura do Livro, do Leitor ao Navegador, São Paulo: Fundação Editora da UNESP.

Machado, Arlindo (2002), «As mídias são os livros do nosso tempo?», A Mídia Impressa, o Livro e as Novas Tecnologias, São Paulo: Intercom, pp. 109-121.

Morin, Edgar e Kern, Anne Brigitte (1995), Terra-Pátria, Porto Alegre: Sulina.

Ong, Walter (1998), Oralidade e Cultura Escrita, Campinas: Papirus.

Penteado Filho, Roberto de Camargo (2003), «Assessoria de imprensa na era digital», Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. Teoria e Técnica, São Paulo: Atlas, pp. 340-361.

Pool, Ithiel de Sola (1992), «Discursos e sonidos de largo alcance», Historia de la Comunicación. De la Imprenta a Nuestros Días, Barcelona: Bosch, pp. 81-116.

Santaella, Lucia (2003), Culturas e Artes do Pós-Humano: da Cultura das Mídias à Cibercultura, São Paulo: Paulus.

Sevcenko, Nicolau (1998), História da Vida Privada no Brasil. República: da Belle Époque à Era do Rádio, São Paulo: Companhia das Letras (História da vida privada no Brasil; 3).

Souza, Mauro Wilton (2001), Novas Linguagens, São Paulo: Editora Salesiana.