Fractura digital e literacia: reequacionar as questões do acesso

Main Article Content

José Afonso Furtado

Resumo

Os modos de pensar e agir sobre a produção e transmissão da informação e do saber, historicamente ligados ao mundo do impresso, alteram-se com a informação a ser gerada e a circular cada vez mais em canais electrónicos, complexificando as relações entre processos de desenvolvimento tecnológico e práticas e instituições sociais e culturais. Das mesmas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que potenciam o desenvolvimento emergem novas desigualdades, por dificuldades várias na interacção com as tecnologias e, assim, no acesso a conteúdos e serviços de informação. Designadas como «fractura digital», tais desigualdades são em geral vistas de forma redutora, mais focada nas infra-estruturas, nos equipamentos ou na largura de banda, do que nas motivações, nas novas competências ou nos diferentes padrões sociais de uso do acesso. Estes são aspectos cruciais que confrontam a literacia tradicional com novas e mais complexas questões.

Palavras-chave: Acesso à informação, Fractura digital, Literacia, Tecnologias digitais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bawden, D., Robinson, L. (2002), «Promoting Literacy in a Digital Age: Approaches to training for information literacy», Learned Publishing, 15 (4), pp. 297-301. https://doi.org/10.1087/095315102760319279

Bucy, E., Newhagen, J. (2004), «Routes to Media Access», in Bucy, E., Newhagen, J. (eds.), Media Access: Social and psychological dimensions of new technology use. Londres: Lawrence Erlbaum, pp. 3-23.

Callister, Jr., T. A., Burbules, N. (2001), Be Careful What You Ask For: Paradoxes about the “digital divide”. Apresentado na American Educational Studies Association. Disponível em http://faculty.ed.uiuc.edu/burbules/papers/aesa3.html.

Compaine, B. (2001), The Digital Divide: Facing a crisis or creating a myth? Cambridge, MA: MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/2419.001.0001

De Haan, J. (2004), «A Multifaceted Dynamic Model of the Digital Divide», IT&SOCIETY, Vol. 1 (7), pp. 66-88.

DiMaggio, P., Hargittai, E., Celeste, C., Shafer, S. (2003), From Unequal Access to Differentiated Use: A literature review and agenda for research on digital inequality, Working Paper #29. Princeton, N.J.: Princeton University Center for Arts and Cultural Policy Studies. Disponível em www.princeton.edu/~artspol/workpap29.html.

DiMaggio, P., Hargittai, E. (2001), From the “Digital Divide” to “Digital Inequality”: Studying Internet use as penetration increases, Working Paper #15. Princeton, N.J.: Center for Arts and Cultural Policy Studies. Disponível em www.princeton.edu/~artspol/workpap/WP15%20-%20DiMaggio+Hargittai.pdf.

Greco, G. M., Floridi, L. (2004), «The Tragedy of the Digital Commons», Ethics and Information Technology, 6, pp. 73-81. https://doi.org/10.1007/s10676-004-2895-2

Gunkel, D. (2003), «Second Thoughts: Toward a critique of the digital divide», New Media & Society, Vol. 5 (4), pp. 499-522. https://doi.org/10.1177/146144480354003

Hargittai, E. (2003), «The Digital Divide and What To Do About It», in Jones, D. C. (ed.), New Economy Handbook. San Diego: Academic Press, pp. 822-840.

Hargittai, E. (2002), «Second-Level Digital Divide: Differences in people’s online skills», First Monday, 7 (4). Disponível em http://firstmonday.org/issues/issue7_4/hargittai/index.html. https://doi.org/10.5210/fm.v7i4.942

Juanals, B. (2003), La culture de l’information. Du livre au numérique, Paris: Lavoisier.

Kellner, D. M. (2002), «Technological Revolution, Multiple Literacies, and the Restructuring of Education», in Snyder, I. (ed.), Silicon Literacies. Communication, innovation and education in the electronic age. Londres: Routledge, pp. 154-169.

Kress, G. (2003), Literacy in the New Media Age. Londres: Routledge.

Martin, H.-J. (1988), Histoire et pouvoirs de l’écrit. Paris: Perrin.

National Telecommunications and Information Administration (NTIA) (1999), Falling through the Net: Defining the digital divide. Washington, DC: US Department of Commerce. Disponível em www.ntia.doc.gov/ntiahome/fttn99/contents.html.

OECD Information Technology Outlook. Paris: OECD Publications, 2004.

Snyder, I. (2003), «A New Communication Order: The challenge for literacy education», Curriculum Leadership, 1 (29). Disponível em http://cmslive.curriculum.edu.au/leader/default.asp?issueID=9691&id=4621.

Snyder, I. (2002), «Communication, Imagination, Critique – Literacy Education for the Electronic Age», in Snyder, I. (ed.), Silicon Literacies. Communication, innovation and education in the electronic age. Londres: Routledge, pp. 173-183.

Snyder, I., Beavis, C., «Introdution», in Snyder, I., Beavis, C. (eds.) (2004), Doing Literacy Online: Teaching, learning and playing in an electronic world. Cresskill: Hampton Press, pp. xii-xxvi.

Steyaert, J. (2002), «Inequality and the Digital Divide: Myths and realities», in Hick, S., McNutt, J. (eds.), Advocacy, Activism, and the Internet: Community organization and social policy. Chicago: Lycecum Books.

Thierer, A. (2000), «How Free Computers Are Filling The Digital Divide», Backgrounder #1361. Disponível em www.heartland.org/pdf/16405.pdf.

Van Dijk, J. (2005), The Deepening Divide, Inequality in the Information Society. Thousand Oaks CA, Londres: Sage Publications.

Van Dijk, J. (2003), «A Framework for Digital Divide Research», Electronic Journal of Communication/ Revue de Communication Electronique, 12 (1).

Van Dijk, J., Hacker, K. (2003), «The Digital Divide as a Complex and Dynamic Phenomenon», The Information Society, 19, pp. 315-326. https://doi.org/10.1080/01972240309487

Warschauer, M. (2003a), «Demystifying the Digital Divide», Scientific American, 289 (2), pp. 42-47.

Warschauer, M. (2003b), Technology and Social Inclusion: Rethinking the digital divide. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Warschauer, M. (2002), «Reconceptualizing the Digital Divide», First Monday 7 (7). Disponível em www.firstmonday.dk/issues/issue7_7/warschauer. https://doi.org/10.5210/fm.v7i7.967