Usos e consumos da televisão e da internet por imigrantes

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Isabel Ferin

Resumo

Apresentamos neste artigo dados relativos a usos e consumos dos media por imigrantes. A investigação decorreu de 2007 a 2008, no âmbito do Estudo de recepção dos meios de Comunicação Social em Portugal, que contemplou a realização de uma sondagem nacional e dez sessões de grupos de foco, na Grande Lisboa, com imigrantes de diversas origens. A exposição centra-se nos dados sobre o uso e o consumo da internet e da televisão, nomeadamente sobre as telenovelas, obtidos nas sessões de grupo de foco. Com base em trabalhos anteriores com estas populações, estruturamos as nossas interpretações em torno dos conceitos de «identidade», «diferença», «diáspora», «campo dos media» e «cidadania». Os resultados revelam que os usos e consumos da televisão e da internet são condicionados de forma efectiva pelas trajectórias de vida, pela nacionalidade, pelo domínio da língua portuguesa e pelas condições socioeconómicas deste público.

Palavras-chave: Imigrantes, Internet, Telenovelas, Televisão, Usos e consumos

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