Escola e mercado de bens simbólicos na formação cultural dos jovens

Main Article Content

Maria da Graça Settom

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a centralidade da escola e das mídias enquanto matrizes legitimadoras de práticas de cultura entre os jovens. Tomando a escola como espaço capaz de produzir disposições de habitus, um modus operandi de idéias e comportamentos frente às escolhas em matéria de cultura e lazeres, considero importante identificar e analisar o alcance e o limite desta instituição no contexto das sociedades do século xxi. Por outro lado, ciente da forte presença das mídias no universo juvenil, seja ela televisiva, fonográfica e/ou ficcional, penso problematizar as relações de interdependência que mantém com a escola, bem como sua força no processo formativo de um segmento social precocemente socializado por ela. Para desenvolver este argumento, vou fazer uma breve análise do gosto cultural entre jovens oriundos de uma escola privada da cidade de São Paulo, Brasil.

Palavras-chave: Escola, Jovem, Legitimidade cultural, Mídia, Socialização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bourdieu, Pierre (1982), A Economia das Trocas Simbólicas, Sao Paulo: Editora Perspectiva.

Bourdieu, Pierre (1979), La distinction: critique sociale du jugemente, Paris: Ed. Minuit.

Bourdieu, Pierre (2006), A Distinção: Crítica Social do Julgamento, Sao Paulo: EDUSP e Ed. Zouk.

Durkheim, Emile (1978), “A Educacao como Processo Socializador”, in Educação e Sociedade, Ed. Companhia Nacional.

Canclini, Nestor Garcia (1997), Culturas Híbridas, Sao Paulo: EDUSP.

Lahire, Bernard (2002), O Homem Plural: Os Determinantes da Ação, Petropolis: Ed. Vozes.

Lahire, Bernard (2006), A Cultura dos Indivíduos, Porto Alegre: Ed. Artmed.

Morin, Edgar (1984), A Cultura de Massa no Século XX. O Espírito do Tempo – Necrose, vol. 1, Ed. Forense Universitaria.

Ortiz, Renato (1994), Mundialização e Cultura, Sao Paulo: Ed. Brasiliense.

Setton, Maria da Graca J. (2004), “A Educacao Popular no Brasil: A Cultura de Massa”, in Revista da USP – Dossiê TV, Marco-Maio, n.o 61, pp. 58-77. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i61p58-77

Site IBGE – www.ibge.gov.br/homme/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2006/indic_sociais2006.pdf – acesso a 31/01/2008.