We fight for the future. The rhetoric of children in CNN’s coverage of the conflict between the United States and Iraq

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Mark Finney

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise qualitativa retórica sobre a forma como as crianças foram incluídas no discurso da cobertura da CNN do conflito entre os Estados Unidos e o Iraque antes da guerra de 2003. Articulando pesquisas quantitativas realizadas anteriormente com uma análise retórica qualitativa, este estudo revela que políticos e especialistas usaram as crianças como dispositivos persuasores na cobertura noticiosa, e que essa utilização permitiu reforçar substancialmente a preferência do público ocidental pela guerra, em detrimento de outras estratégias para a resolução de conflitos. Ao analisar a representação das atrocidades cometidas por Saddam Hussein contra as crianças, a sua incapacidade de lhes garantir acesso a cuidados básicos, a ameaça que Hussein representaria para as crianças americanas e de outras nacionalidades, bem como a apresentação dos filhos dos soldados americanos enviados para o Iraque, este estudo pretende chamar a atenção para a relevância e o significado da utilização das crianças na cobertura noticiosa. Devido à sua importância cultural, histórica e religiosa na sociedade ocidental, os argumentos retóricos sobre as crianças encerram enorme potencial para a produção de efeitos dramáticos, mesmo quando representam apenas uma pequena parte da cobertura noticiosa. Esta pesquisa faz parte de um projeto mais vasto que pretende compreender o papel desempenhado pelos media no contexto de conflitos internacionais. Nesse sentido, procura promover a análise académica da relevância dos relatos noticiosos em processos de conflito, tendo em conta o papel dos media na definição do conhecimento e da linguagem sobre conflitos, e a forma como estes, por sua vez, definem comportamentos.

Palavras-chave: Guerra, Conflito, Notícias, Retórica, Crianças, CNN

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