O Carnaval na ilha Terceira

Main Article Content

Luiz Fagundes Duarte

Resumo

O Carnaval na ilha Terceira tem características que o distinguem no contexto açoriano, nacional e internacional: os folguedos tradicionalmente atribuídos a este período do ano têm vindo a ser, progressivamente, substituídos por representações teatrais combinadas com música e dança, que envolvem quase toda a população da ilha. Estas representações são designadas como «danças», que na sua vertente satírica são denominadas «bailhinhos», e não se inscrevem na categoria de folclore. Os textos, as músicas e as coreografias são da autoria dos participantes, sendo os textos, sempre originais e motivados por acontecimentos da actualidade, compostos em versos rimados de redondilha maior, frequentemente encomendados a poetas populares. A origem deste fenómeno da cultura popular remonta provavelmente ao século xvi, e radica no teatro ibérico representado nas naus que cruzavam o Atlântico ao longo dos séculos xvi-xviii, podendo ser nele identificados alguns traços que o ligam ao circuito transatlântico da escravatura e da produção do açúcar, e a algumas tradições coreográficas e dramatúrgicas do Nordeste brasileiro.

Palavras-chave: Atlântico, Carnaval, Dança, Teatro ibérico, Teatro popular

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bretão, José Noronha (1984), As Danças – Teatro Popular na Ilha Terceira, Angra do Heroísmo: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Bretão, José Noronha (1985), «Danças do Entrudo», in Francisco Ernesto de Oliveira Martins, Festas Populares dos Açores, Angra do Heroísmo: Direcção Regional dos Assuntos Culturais/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, pp. 273-282.

Bretão, José Noronha (1998), As Danças do Entrudo – Uma Festa do Povo, Angra do Heroísmo:

Direcção Regional da Cultura, 5 vol. [introdução, organização e glossário].

Duarte, Luiz Fagundes (1984), «Sobre as Danças de Carnaval da Ilha Terceira», Ethnologia, 2, Lisboa: FCSH-UNL, pp. 49-68.

Enes, Carlos (1979), A Dança dos Deportados, Lisboa: Farol das Ilhas, 33.

Enes, Carlos (1980), As Danças de Chico Roico, Lisboa: Editorial Ilhas.

Enes, Carlos (1990), «O Carnaval angrense no primeiro terço do século xx», Angra do Heroísmo: Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, XLVII, pp. 291-365.

Enes, Carlos (1989), O Carnaval na Vila Nova, Lisboa: Edições Salamandra.

Enes, Carlos (s.d.), «Danças (Entrudo)», Enciclopédia Açoriana. http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/enciclopedia/index.aspx

Garrett, Almeida (1838), Um Auto de Gil Vicente, Lisboa.

Lopes Jr., Frederico (1953), «Danças de Entrudo», Angra do Heroísmo: Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, p. 11.

Martins, Mário (1973), Teatro Quinhentista nas Naus da Índia, Lisboa: Edições Brotéria.