A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal

Main Article Content

Carlos Capucho
Eduardo Cintra Torres
Catarina Duff Burnay

Resumo

O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.

Palavras-chave: Televisão, Evento mediático, Estratégias comunicacionais, Medição de audiências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAVV (1958), Cinema e Televisao no Pensamento da Igreja, introd. de Jose Carvalhaes, S.J., Porto: Livraria Apostolado da Imprensa.

AAVV (2000), Rivista Liturgica, Padua, LXXXVII, 3.a serie, n.o 1, n.o tematico “Liturgia in TV: problemi e prospettive”.

Babin, Pierre (1981), Langage et culture des media, Paris: Editions Universitaires.

Babin, Pierre e Zukowski, Angela Ann (2000), Medias, chance pour l’evangile, Paris: Editions P. Lethielleux.

Bernardi, Claudio (2000), “Azione rituale e azione drammaturgica”, in AAVV (2000): 31‑45.

Bonaccorso, Giorgio (2000), “Azione rituale e azione drammatica”, in AAVV (2000): 13‑30.

Briggs, Asa e Burke, Peter (2007), A Social History of the Media, 2.a ed., Cambridge: Polity.

Campani, Ermelina M. (2007), Le sacre au cinema, Roma: Gremese (ed. original em italiano, da mesma editora, 2003).

Canetti, Elias (1995), Massa e Poder, Sao Paulo: Companhia das Letras.

Capucho, Carlos (2008), Magia Luzes e Sombras: 1974‑1979 – Vinte e cinco anos de filmes no circuito comercial em Portugal, Lisboa: Universidade Catolica Editora.

Cervera, Jesus Castellano (2000), “Il cammino delle celebrazioni liturgiche pontificie”, in AAVV (2000): 85‑102.

Dayan, D. e Katz, E. (1992), Media Events: The Live Broadcasting of History, Cambridge: Harvard University Press.

Debord, Guy (1967), La societe du spectacle, Paris: Editions Buchet‑Chastel.

Duquoc, Christian (2007), “Os media e o cristianismo. “So existe aquilo que se da a ver”, Communio. Revista Internacional Catolica, Lisboa, XXIV, n.o 1: 13‑25.

Durand, Gilbert (1980), Les structures anthropologiques de l’imaginaire, 6.a ed., Paris: Bordas.

Eugeni, Ruggero (2000), “L’azione rituale e il linguaggio televisivo”, in AAVV (2000): 47‑55.

Fidalgo, J. (2003) “De que se fala quando se fala em Servico Publico de Televisao?”, in Manuel Pinto, Helena Sousa (coord.), Televisao e Cidadania – Contributos para o debate sobre o servico publico, Braga: Instituto de Ciencias Sociais, Universidade do Minho, pp. 13‑32.

Gripsrud, Jostein e Weibull, Lennart (2010), Media, Markets & Public Spheres: European Media at Crossroads, Bristol: Intellect, Ltd.

Harris, Ruth (1999), Lourdes, Londres: Penguin.

Hartley, John (2009), “From the Consciousness Industry to the Creative Industries. Consumer‑created content, social network markets, and the growth of knowledge”, J. Holt, A. Perren (eds.), Media, Industries History, Theory and Method, Londres, Nova Iorque: Willey‑Blackwell.

Iosifidis, Petros (2010), Reinventing Public Service Communication: European Broadcasters and Beyond, Londres: Palgrave Macmillan.

Jenkins, Henry (2008), Cultura da Convergencia, Aleph: Sao Paulo.

Jung, Carl (1950), L’homme a la decouverte de son ame, Geneve: Editions Mont Blanc.

Katz, Elihu e Scannell, Paddy (eds.) (2009), The End of Television? Its Impact on the World (So Far), Philadelphia: The American Academy of Political of Social Sciences.

Kaufman, Suzanne K. (2005), Consuming Visions, Ithaca, Nova Iorque e Londres: Cornell University Press.

Lima, Rosa Pedroso et al. (2010), O Papa em Portugal. “Continuamos a Caminhar na Esperanca!”, Lisboa: Lucerna.

Lopes, Maria Immacolata (2009), “Transmidiacao, plataformas multiplas, colaboratividade e criatividade na ficcao televisiva brasileira”, in Ficcao Televisiva no Brasil: Temas e Perspectivas, Rio de Janeiro: Editorial Globo Universidade, pp. 395‑432.

Lopes, Maria Immacolata, Gomes, Guillermo Orozco (orgs.) (2010), Convergencias e Transmidiacao da Ficcao Televisiva. Obitel 2010, Rio de Janeiro: Editorial Globo Universidade Marujo, Antonio (2007), “Religiao e Media. Equivocos e possibilidades”, Communio – Revista Internacional Catolica, Ano XXIV, n.o 1 Janeiro/Fevereiro/Marco, pp. 61-75.

Neveu, Erik (2006), Sociologia de los movimientos sociales, 2.a ed., Barcelona: Ed. Hacer.

Otto, Rudolf (1917), Das Heilige, Munique (trad. portuguesa [1992] O Sagrado, Lisboa, Edições 70).

Pinto, Manuel, Sousa, Helena (coord.) (2003), Televisão e Cidadania – Contributos para o debate sobre o serviço publico, Braga: Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, pp. 13‑32.

Popper, Karl (1995), Televisão: Um Perigo para a Democracia?, Lisboa: Gradiva.

Santos, Rogerio (2010), Do Jornalismo aos Media. Estudos sobre a realidade portuguesa, Lisboa: Universidade Católica Editora.

Scolari, C. A. (2009), “Transmedia Storytelling: Implicit consumers, narrative worlds and branding in contemporary media productions”, International Journal of Communication, pp. 586‑606 (http://ijoc.org/ojs/index.php/ijoc/article/view/477).

Tillich, Paul (1965), “Existential Aspects of Modern Art”, in Main Works/Hauptwerk 2, Nova Iorque, Berlim: Gruyter, 1990.

Torres, Eduardo Cintra (2007), “A Multidao Religiosa de Lourdes em Zola e em Huysmans “, Analise Social, vol. xlii (184): 733‑755.

Torres, Eduardo Cintra (2008), “A Religiao como Comunicacao”, Revista Ecclesia, n.o 1145, 29 de Abril: 55.

Torres, Eduardo Cintra (2010a), A Multidao e a Televisao. Representacoes contemporaneas da efervescência colectiva, dissertação de doutoramento (policopiada), ICS, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/2254

Torres, Eduardo Cintra (2010b), “Zola, Lourdes and the New Religious Crowd in Ideological Debates in Portugal (1894‑1932)”, Conserveries memorielles, Universite Laval, 8, http://cm.revues.org/758.

Winston, Brian (2000), Media Technology and Society. A History: From the Telegraph to the Internet, Londres: Routledge.