Je vous salue, Marie: um olhar cristão

Main Article Content

José Paulo Machado

Resumo

O filme Je vous salue, Marie, de Jean-Luc Godard, surgido na década de 80, no coração do pontificado do papa João Paulo II, carregou sobre si as cinzentas nuvens do anátema, da excomunhão. A cólera que provocou em vários sectores do cristianismo perdura até hoje na memória de muitos cinéfilos. Vinte e seis anos depois da estreia do filme, este artigo pretende ir ao encontro da construção teologal de Godard relativamente à Anunciação do Anjo a Nossa Senhora, para ser mãe de Jesus. Terá Je vous salue, Marie constituído uma provocação, com um intuito meramente comercialista, ao mistério da Encarnação de Cristo?

Palavras-chave: Teologia, Provocação, Escândalo, Virgindade, Mistério

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, Adelino (1985), “Je vous salue, Marie. Que Igreja somos nos?”, O Dia, 12 de Outubro.

Aumont, Jacques (1991), “Lumiere de la musique”, Cahiers du Cinema HS Special Godard, Paris: Editions de l’Etoile, pp. 46‑48.

Baecque, Antoine de (1991), “Le don du livre”, Cahiers du Cinema HS Special Godard, Paris: Editions de l’Etoile, pp. 64‑67.

Baecque, Antoine (2010), Godard biographie, Paris: Bernard Grasset.

Benassi, Stephane (1996), “Le Je vous salue, Marie de Jean Luc Godard”, CinemAction, Paris: Edition du Cerf, pp. 78‑81.

Bergala, Alain (1988), “La passion du plan selon Godard”, Revue Belge du Cinema, Bruxelas, pp. 137‑147.

Borges, Anselmo (2010), “Inocencia e Teologia”, Diario de Noticias, 15 de Maio.

Borges, Anselmo (2010a), “Ao mesmo Tempo Religioso e Ateu?”, Diario de Noticias, 5 de Junho.

Capucho, Carlos (2008), Magia, Luzes e Sombras, Lisboa: Universidade Catolica Editora.

Diario Popular, “Je vous salue, Marie em Espanha. Bispos condenam violencia contra o filme de Godard”, Diario Popular, 21 de Junho de 1985.

Dumas, Andre (1991), “A bout de foi”, Cahiers du Cinema HS Special Godard, Paris: Editions de l’Etoile, pp. 88‑92.

Ferreira, Manuel Cintra (1995), “Vertiginosamente”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, p. 130.

Ferreira, Manuel Cintra (1995a), “Tudo Boa Gente”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, pp. 190‑191.

Ferreira, Manuel Cintra (1995b), “Tempo de Fantasmas”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, pp. 182‑183.

Jousse, Thierry (1991), “Petites notes a propos du film Je vous salue, Marie”, Cahiers du Cinema HS Special Godard, Paris: Editions de l’Etoile, p. 40.

Lopes, Joao (1995), “Desordem e Utopia”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, pp. 82‑83.

Lopes, Joao (1995a), “Paris, Godard”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, p. 133.

Lopes, Joao (1995b), “Chega o Video”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, p. 169.

Lopes, Joao (1995c), “O sujeito e o objecto”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, p. 211.

May, John (org.) (1998), “New Image of Religious Film”, La nueva imagen del cine religioso, Salamanca: Universidade Pontificia de Salamanca.

Preto, J. Barata (1985), “Carta a Godard”, Sete, 30 de Outubro.

Publico (2010), “Hollywood. Oscar reacende polemica sobre alegado anti‑semitismo de Godard”, 3 de Novembro, p. 9.

Ramos, Jorge Leitao (1995), “A Revista da Capa Amarela”, Cabrita et al. (eds.), Os Anos do Cinema, Lisboa: Expresso Editora, p. 121.

Strauss, Frederic (1991), “La scene primitive”, Cahiers du Cinema HS Special Godard, Paris: Editions de l’Etoile, pp. 94‑97.

Triollet, Christophe (1996), “Dieu, le sexe et le cinema”, CinemAction, Paris: Edition du Cerf, pp. 16‑22.

Tulard, Jean (1995), “Guides des films A a K. 1895‑1995 Edition du centenaire du cinema”, Edition du Centenaire du Cinema, Paris: Robert Laffont.