As novas celebridades dos plateaux informativos: o primado da opinião de uma elite de jornalistas

Main Article Content

Felisbela Lopes

Resumo

Os espaços de opinião que se abrem nos programas de informação da televisão portuguesa cabem hoje aos jornalistas. Se nos anos 90 a classe política era a mais solicitada para participar em debates televisivos, na primeira década do século xxi a selecção de convidados parece estar a passar por algumas mudanças. Agora, é a classe jornalística – nomeadamente aquela que exerce funções de direcção dentro e fora das empresas televisivas – a que é mais convidada para os estúdios de informação. Não falamos de um grupo alargado. Pelo contrário: cada canal apresenta um conjunto restrito de nomes, de que se vai socorrendo para debater temáticas diversificadas. Esses jornalistas, quando externos ao canal, mantêm-se fiéis a uma determinada empresa televisiva. É com essa confraria, seleccionada entre a elite jornalística, que se desenvolve um apertado processo de agenda-setting acerca daquilo que se discute em determinado momento, criando-se, consequentemente, uma espiral de silêncio na qual se precipitam especialistas e pontos de vista que importaria ouvir. Este grupo restrito de jornalistas com acesso privilegiado ao plateau informativo converte-se, assim, num grupo de celebridades mediáticas, aptas a falar de vários assuntos.

Palavras-chave: Informação televisiva, Convidados, Confraria dos plateaux

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alexander, Jeffrey (2010), «The Celebrity‑Icon», Cultural Sociology, 4(3).

Antoine, Frédéric; Lits, Marcs; Desterbecq, Joelle; Sepulchre, Sarah (eds.) (2006), La spectacularisation des personnalités politiques dans les programmes de télévision de la communauté française, Conseil Supérieur de l’Audiovisuel.

Benhamou Françoise (2002), L’économie du star‑system, Paris: Odile Jacob.

Chambat, Pierre (1995), «Espace public, espace privé: le rôle de la médiation technique», in Isabelle Pailliart (dir.), L’Espace public et l’emprise de la communication, ELUG.

Conutt, Hugh (2009), «A Fan Crashing the Party: Exploring Reality‑celebrity in MTV’s Real World Franchise», Television & New Media, 10(3). https://doi.org/10.1177/1527476409334017

Dader, José Luis (1992), El periodista en el espacio público, Barcelona: Bosch.

Evans, Jessica; Hesmondhalgh, David (ed.) (2005), Understanding Media: Inside Celebrity, Milton Keynes: Open University Press.

Figueiras, Rita (2011), «As mulheres comentadoras na imprensa de referência portuguesa », Alceu – revista da Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia do Rio de Janeiro, 11(22).

García Avilés, José Alberto (2007), «El infoentretenimiento en los informativos líderes de audiencia en la Unión Europea», Análisis, 35.

Giddens, Anthony (1994), Modernidade e Identidade Pessoal, Oeiras: Celta Editora.

Gil, José (2005), Portugal, Hoje. O Medo de Existir, Lisboa: Relógio D’Água.

Habermas, Jürgen (1986), Historia y crítica de la opinión pública: la transformación estructural de la vida pública, México e Barcelona: Ed. Gili.

Innerarity, Daniel (2006), O Novo Espaço Público, Lisboa: Teorema.

Jost, François; Muzet, Denis (2008), Le telepresident: essai sur un pouvoir médiatique, Seuil: Ed. de l’Aube, 2008.

Lacalle, Charro (2001), El espectador televisivo. Los programas de entretenimiento, Barcelona: Gedisa Editorial.

Leclerc, Gérard (2000), A Sociedade de Comunicação: Uma abordagem sociológica e crítica, col. «Epistemologia e Sociedade», Lisboa: Piaget.

León, Bienvenido (coord.) (2010), Informativos para la televisión del espectáculo, Sevilha: Comunicación Social.

Lopes, Felisbela; Loureiro, Luís Miguel (2011), «A confraria do comentário do futebol na TV: evolução dos programas televisivos feitos com adeptos dos maiores clubes portugueses», Observatório (OBS*). [A publicar na edição de Dezembro.] https://doi.org/10.15847/obsOBS542011523

Lopes, Felisbela (2011), «Quando o lugar da redacção condiciona a composição do plateau informativo – análise do noticiário “À Noite, as Notícias”», in Gabriela Borges (coord.), Estudos Televisivos: Diálogos Portugal e Brasil, Porto Alegre: Editora Sulinas.

Lopes, Felisbela (2009), «Quando a informação televisiva se faz com as elites especializadas », IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, Edições Universidade Fernando Pessoa, Porto, 3 de Março. [Paper publicado na revista Jornalista e Jornalismo, 38.]

Lopes, Felisbela (2007), A TV das Elites, Porto: Campo das Letras.

Martins, Moisés de Lemos (2011), Crise no Castelo da Cultura. Das estrelas para os ecrãs, «Comunicação e Sociedade», 24, Coimbra: Grácio Editor.

Meyer, Philip (2003), «The Proper Role of the News Media in a Democratic Society», in J. Harper, T. Yantek (eds.), Media, Profit, and Politics: Competing Priorities in an Open Society, Kent, Ohio: Kent State University Press.

Meyrowitz, Joshua (1986), No Sense of Place the Impact of Electronic Media on Social Behavior, Nova Iorque: Oxford University Press.

Noelle‑Neumann, Elisabeth (1995), «La espiral del silencio. Una teoría de la opinión pública», in Jean‑Marc Ferry et al., El nuevo espacio público, Barcelona: Gedisa Editorial.

Ortells Badenes, Sara (2009), «La mercantilización de la información: la nueva era informativa en televisión», RLCS – Revista Latina de Comunicación Social, 64. https://doi.org/10.4185/rlcs-64-2009-827-341-353

Rouquette, Sébastien (2001), L’impopulaire télévision populaire: logiques sociales, professionnelles et normatives des palabres télévisées, Paris: L’Harmattan.

Thussu, Daya Kishan (2007), News as Entertainment: The Rise of Global Infotainment, Londres: Sage.

Tétu, Jean‑Francois (1993), «L’actualité ou l’impasse du temps», in D. Bougnoux (dir.), Sciences de l’information et de la communication, Paris: Larousse.

Thompson, John B. (2008), «A nova visibilidade», Revista MATRIZes, 1(2), São Paulo: Universidade de São Paulo.

Vieira, Ana Paula (2011), «Mulheres (in)visíveis. Que género de comentadores no horário nobre da televisão», Tese de mestrado em Jornalismo, Universidade do Minho (texto policopiado). http://hdl.handle.net/1822/40999

Wolton, Dominique (1997), Penser la communication, Paris: Flammarion.