Don Draper, avatares e twittertainment: o comportamento dos fãs de TV na era transmidiática

Main Article Content

Sheron Neves

Resumo

O artigo propõe examinar o comportamento dos fãs de TV no atual ambiente transmidiático, usando como referência a série norte-americana Mad Men e a transformação do personagem Don Draper em celebridade. Pretendo examinar o impacto das transformações culturais sobre as estratégias de marketing das empresas produtoras de conteúdos, já que, à medida que os meios convergem, os fãs se apropriam de personagens e marcas. À medida que os fãs são constantemente convidados a imergir em universos imaginários, as fronteiras entre realidade e ficção confundem-se. Torna-se assim essencial entender estes novos fãs, que dialogam com personagens fictícios no Twitter, se reinventam em avatares e são obcecados com sua própria imagem nas redes sociais.

Palavras-chave: Comportamento de fãs, Mad Men, Avatares, Redes sociais, Transmídia, Marketing

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Akass, K.; McCabe, J. (2004), Reading “Sex and the City”, Londres: I.B. Tauris.

Armstrong, J. (2010), «Hey Mad Men fans, can we borrow a few bucks?», PopWatch, 26 de Julho, <http://popwatch.ew.com/2010/07/26/hey‑mad‑men‑fans‑can‑we‑borrowa‑few‑bucks>, consultado em 15/11/2010.

AskMen (2009), «Top 49 Most Influential Men», Dezembro, <http://www.askmen.com/specials/2009_top_49/don‑draper‑1.html>, consultado em 10/11/2010.

Bélisle, J.; Bodur, H. (2010), «Avatars as Information: Perception of Consumers Based on Their Avatars in Virtual Worlds», Psychology & Marketing, vol. 27, n.º 8, August, pp. 741‑765. https://doi.org/10.1002/mar.20354

Berelowitz, M. (2011), Transmedia Rising: A JWT Trending Report, Nova Iorque: J. Walter Thompson.

Boon, S.; Sinclair, C. (2008), «A World I Don’t Inhabit: Disquiet and Identity in Second Life and Facebook», Proceedings of the 6th Conference on Networked Learning, Lancaster University, pp. 16‑23.

Christian, A. (2011), «Fans, Brands and Fake Don Draper: TV Shows on Twitter», Sparksheet, 18 de Janeiro, <http://sparksheet.com/fans‑brands‑and‑fake‑don‑drapertv‑shows‑on‑twitter>, consultado em 02/02/2011.

Collins English Dictionary (1998), Glasgow: Harper Collins.

Edgerton, G. (2009a), «Falling Man and Mad Men», In Media Res, 20 de Abril, <http://mediacommons.futureofthebook.org/imr/2009/04/14/falling‑man‑and‑mad‑men‑154>, consultado em 31/06/2009.

Edgerton, G. (2009b), «JFK, Don Draper and The New Sentimentality», Critical Studies in Television, <http://www.criticalstudiesintelevision.com/index.php?siid=12899>, consultado em 30/10/2010.

Ellwood, I. (2000), The Essential Brand Book: Over 100 Techniques to Increase Brand Value, Londres: Kogan Page.

Epstein, M.; Reeves, J.; Rogers, M. (1996), «Rewriting Popularity: The Cult Files», in M. Cartwright; A. Hague; D. Lavery (eds.), Deny All Knowledge: Reading the X‑Files, Londres: Faber & Faber, pp. 22‑35.

Epstein, M.; Reeves, J.; Rogers, M. (2002), «The Sopranos as HBO Brand Equity», in D. Lavery (ed.), This Thing of Ours: Investigating The Sopranos, Nova Iorque: Wallflower, pp. 42‑57.

Étienne, M. (2009), «Why Everyone Wants To Be Don Draper Except Don Draper», AskMen, Dezembro, <http://www.askmen.com/entertainment/austin_300/345_whyeveryone‑wants‑to‑be‑don‑draper‑except‑don‑draper.html#>, consultado em 10/11/2010.

Fiske, J. (1992), «The Cultural Economy of Fandom», in L. Lewis (ed.), The Adoring Audience: Fan Culture & Popular Media, Nova Iorque: Routledge, pp. 30‑49.

Gallucci, G. (2009), «Facebook Marketing Case Study Mad Men», Gallucci Net, 28 de Setembro, <http://blog.gallucci.net/2009/09/facebook‑marketing‑case‑study‑madmen‑part‑1.html#tp>, consultado em 31/03/2011.

Hawthorne, N. (2011), The Scarlet Letter, Nova Iorque: Tribeca.

Hills, M. (2002), Fan Cultures, Nova Iorque: Routledge.

Holzwarth, M.; Janiszewski, C.; Neumann, M. (2006), «Influence of Avatars on Online Consumer Shopping Behavior», Journal of Marketing, Outubro, pp. 19‑36.

IHU Online (2008), «Show do Eu: A Vitrine da Própria Personalidade», 23 de Novembro, <http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=18437>, consultado em 02/07/2010.

Jenkins, H. (2008), Cultura da Convergência, São Paulo: Aleph.

Jenkins, H. (1992), Textual Poachers: Television Fans & Participatory Culture, Londres: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203361917

Jezebel (2010), «Barack Obama Wrote Mad Men Fan Mail», 14 de Julho, <http://jezebel.com/#!5587140/barack‑obama‑wrote‑mad‑men‑fan‑mail>, consultado em 31/03/2011.

Kois, D. (2008), «Mad Men Twitter Wars End Peacefully», NYMag, 27 de Agosto, <http://nymag.com/daily/entertainment/2008/08/mad_men_twitter_wars_end_peace.html>, consultado em 28/10/2010.

Kotler, P.; Wong, V.; Saunders, J.; Armstrong, G. (2005), Principles of Marketing, Essex: Pearson Education.

Maddux, R. (2010), «140‑Character Characters: The Best of Twitter’s Very Strange Mad Men Alterna‑Universe», Paste, 23 de Julho, <http://www.pastemagazine.com/articles/2010/07/140‑character‑characters‑the‑best‑of‑twitters‑very.html>, consultado em 28/10/2010.

Molitor, E. (2010), «MadMenYourself: The beauty of putting fans to work», Social Media, 08 de Abril, <http://smartblogs.com/socialmedia/2010/04/08/mad‑men‑yourself‑the‑beauty‑of‑putting‑fans‑to‑work>, consultado em 31/03/2011.

Navarro, V. (2010), «Os Sentidos da Convergência: Entrevista com Henry Jenkins», Contracampo, n.º 21, Agosto, pp. 14‑26. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.77

Ovide, S. (2010), «What Don Draper’s Wall Street Journal Hedcut Would Look Like», Speak Easy, 26 de Julho, <http://blogs.wsj.com/speakeasy/2010/07/26/madmen‑what‑the‑journal‑would‑really‑ask‑don‑draper>, consultado em 31/03/2011.

Rose, F. (2011), The Art of Immersion: How the Digital Generation is Remaking Hollywood, Madison Avenue and the Way We Tell Stories, Nova Iorque: W. W. Norton.

Sibilia, P. (2008), O Show do Eu: A Intimidade Como Espetáculo, Rio de Janeiro: Nova Fronteira.