Rituais do espetáculo de ciclismo: hierarquias e seu significado

Main Article Content

Ana Santos

Resumo

A escala da visibilidade mediática conseguida pelo Tour de França face à Volta a Portugal em bicicleta é o ponto de partida para questionar as hierarquias sociais, políticas e económicas que nas cerimónias do pódio se evidenciam e se celebram. Pretende-se também, a partir do estudo comparativo entre o Tour e a Volta, aplicar o programa teórico da interação ritual de Randall Collins, a fim de questionar a exclusão do espetáculo desportivo da categoria dos rituais formais e contrariar a ideia de «artificialidade da experiência vivida» aplicada pelo autor à participação neste tipo de rituais. Para contrariar esta ideia ligada à artificialidade da experiência, proponho uma análise comparativa entre a Volta e o Tour para demonstrar que nenhum destes rituais é autónomo e independente do desejo de identificação e de identidade por parte dos atores sociais, dos grupos ou das comunidades que se envolvem quer na sua organização, quer na festa que o seu espetáculo constitui.

Palavras-chave: Espetáculo, Ritual, Ciclismo, Media, Identidade, Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andersen, Benedict (1991), Imagined Communities: Reflections on the origin and spread of nationalism, Londres: Verso.

Bouef, Jean-Luc & Léonard, Yves (2003), La République du Tour de France, Paris: Éditions du Seuil.

Boury, Paul (1997), La France du Tour. Un espace à géographie variable, Paris: L’Harmattan.

Bromberger, Christian (1995), Le Match de Football, Ethnologie d'une passion partisane à Marseille, Naples et Turin, Paris: Éditions de la Maison des Sciences de L'homme.

Campos, Christophe (org.) (2003), «Beating the Bounds: The Tour de France and National Identity», The International Journal of the History of Sport (vol. 20, n.º 2), Paris: Routledge, part of the Taylor & Francis Group.

Collins, Randall (2005), Interaction Ritual Chains (2.ª ed.), Nova Jérsia: Princeton University Press.

Galvin, Michael (2007), «Form and Content in a Media Event: The presentation of China in everyday (global) life», Comunicação apresentada no Cultural Studies of the Association of Australia Annual Conference, Adelaide: Unisa.

Goffman, Erving (1993), A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa: Relógio D’Água.

Huizinga, Johan (1998), Homo Ludens, Londres: Routledge.

Lagrue, Pierre (2004), Le Tour de France: Reflet de l’histoire et de la société, Paris: Harmattan.

MacAloon, John J. (1984), Rite, Drama, Festival, Spectacle: Rehearsals toward a theory of cultural performance, Filadélfia: Institute for the Study of Human Issues.

Nora, Pierre (1984), «Entre Mémoire et Histoire. La problématique des lieux», in Pierre Nora (org.), Les lieux de memoire (vol. ii), Paris: Gallimard.

Reed, Eric (org.) (2003), «Beating the Bounds: The Tour de France and national identity», in The International Journal of the History of Sport (vol. 20, n.º 2), Paris: Routledge, part of the Taylor & Francis Group.

Santos, Ana (2011), A Volta a Portugal em Bicicleta. Narrativas, territórios e identidades, Lisboa: Mundos Sociais.

Wille, Fabien (org.) (2003), «The Tour de France as an Agent of Change in Media Production», The International Journal of the History of Sport (vol. 20, n.º 2), Paris: Routledge, part of the Taylor & Francis Group.