La futbolización de la información deportiva: un estudio de casos de cuatro diarios deportivos europeos

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José Luis Rojas Torrijos

Resumo

Os media desportivos conheceram um desenvolvimento extraordinário nos últimos anos em muitos países europeus, especialmente nos da zona do Mediterrâneo, tornando-se o produto jornalístico mais bem-sucedido do mercado. A emergência deste tipo de jornalismo tem sido especialmente notória na imprensa, onde se destaca não só como uma das principais secções dos mainstream media de maior prestígio, mas também como a área de informação com o maior número de títulos especializados. No entanto, a maioria do conteúdo desportivo é sobre futebol, que se tornou a base do negócio de media por causa da sua enorme capacidade para atrair audiência e anunciantes. Futebol em excesso tornou-se um elemento-chave da dramatização do jornalismo, relegando para segundo plano conteúdos mais puramente informativos sobre outros desportos. Este artigo aborda este problema, propondo um estudo de caso das capas de quatro grandes jornais desportivos europeus: L’Équipe, La Gazzetta dello Sport, Marca e A Bola.

Palavras-chave: Futebolização, Jornalismo desportivo, Europa, Jornais desportivos, Futebol, Media

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