Atos biográficos na sedução da imagem: A Ilha dos Amores, de Paulo Rocha

Main Article Content

Mário Avelar

Resumo

Este ensaio pretende refletir sobre a forma como Paulo Rocha acolhe a biografia e a obra de Wenceslau de Moraes no seu filme A Ilha dos Amores. Num primeiro instante sinalizar-se-ão, breve e elipticamente, alguns factos do percurso deste escritor. Num segundo momento transitar-se-á para a análise do filme através de uma leitura de instantes considerados relevantes para a sua singularidade estética.

Palavras-chave: Pathos, Épico, Representação, Alteridade, Ritual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barthes, Roland (1977), Fragmentos de Um Discurso Amoroso, Lisboa: Edições 70.

Bénard da Costa, João (1991), Stories of the Cinema, Lisboa: INCM.

Chevalier, Jean; Gheerbrant, Alain (1969), Dictionnaire des symboles, Paris: Robert Laffont.

Derrida, Jacques (1978), La vérité en peinture, Paris: Flammarion.

Foucault, Michel (1966), Les mots et les choses, Paris: Gallimard.

Laborinho, Ana Paula (2004), O Essencial sobre Wenceslau de Moraes, Lisboa: INCM.

Moraes, Wenceslau (1988), «A Gruta de Camões», in De Longe à China – Macau na historiografia e na literatura portuguesas, Carlos Pinto Santos e Orlando Neves (orgs.), vol. 2, Lisboa: Instituto Cultural de Macau, pp. 679-682.

Moraes, Wenceslau (2004), O Culto do Chá, Lisboa: Frenesi.

Moraes, Wenceslau (2006), Ó-Yoné e Ko-Haru, Lisboa: INCM.

Soares, Bernardo (2007), O Livro do Desassossego, Lisboa: Assírio & Alvim.