Dimensões performativas do retrato judiciário: elaboração, receção e autonomia retórica

Main Article Content

Leonor Sá

Resumo

Após uma sumária apresentação introdutória sobre a génese do retrato judiciário (frente/perfil) no século XIX, no contexto mais vasto do sistema de identificação criminal designado «bertilhonagem», a primeira parte deste artigo é dedicada à demonstração de uma série de características performativas deste tipo de fotografia, a diversos níveis, à luz de teorias recentes sobre o tema da performatividade. Na segunda parte do artigo é defendida a ideia de que, como constructo performativo, o retrato judiciário ganha enorme dimensão e importância, sobretudo por transvisualidade e «remediação» (Bolter & Grusin 2000), acabando por se autonomizar, como modelo retórico, nos media contemporâneos.

Palavras-chave: Retrato judiciário, Identificação criminal, Performatividade, Remediação, Modelo retórico, Autonomia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

About, Ilsen; Denis, Vincent (2010), Histoire de l’identification des personnes, Paris: La Découverte.

Austin, J. L., (2010, 2004), «How to Do Things With Words – Lecture II», in Henry Bial (coord.), The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque: Routledge.

Benjamin, Walter (1998), «A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica», in Walter Benjamin, Textos sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa: Relógio D’Água.

Berlière, Jean-Marc; Fourmié, Pierre (2011), Fichés? Photographie et Identification 1850-1960, Paris: Perrin.

Bertillon, Alphonse (1890), La Photographie judiciaire, Paris: Gauthier-Villars.

Bhabha, Homi K., (2010, 2004), «Of Mimicry and Man», in Henry Bial (coord.), The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque: Routledge.

Bolter, Jay D.; Grusin, Richard (2000), Remediation – Understanding New Media, Cambridge Massachusetts e Londres: MIT Press.

Butler, Judith (2010, 2004), «Performative Acts and Gender Constitution – An Essay in Phenomenology and Femininist Theory», in Henry Bial (coord.), The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque: Routledge.

Darwin, Charles (2002, 1872), The Expression of the Emotions in Man and Animals, Oxford e Nova Iorque: Oxford University Press.

Derrida, Jacques (2010, 2004), «Excerpt from “Signature Event Context”», in Henry Bial (coord.), The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque: Routledge.

Didi-Hubermann (1982), L’Invention de l’hystérie. Charcot et l’iconographie photographique de la Salpéterie, Paris: Macula.

Edgerton, Samuel (1985), Pictures and Punishment: Art and Criminal Prosecution during the Florentine Renaissance, Ithaca, Nova Iorque: Cornell University Press.

Edwards, Elizabeth (coord.) (1992), Anthropology and Photography 1860-1920, New Haven, Londres: Yale University Press, The Royal Anthropology Institute.

Ekman, Paul (1972), Emotion in the Human Face: Guidelines for Research and an Integration of Findings, Nova Iorque: Pergamon Press.

Enciclopédia Luso-Brasileira (s.d.), vol. iv, Lisboa: Editorial Enciclopédia, p. 587.

Feher, Michel et al. (coord.) (1991), Fragmentos para una historia del cuerpo humano, vol. ii, Madrid: Taurus.

Fischer-Lichte, Erika (2009), «Culture as Performance», in Modern Austrian Literature, vol. 42, n.º 3, Modern Austrian Literature and Culture Association.

Foucault, Michel (1976?), Society Must Be Defended – Lectures at the Collège de France, 1975-76, coord. Mauro Bertani e Alessandro Fontana, Londres: Penguin Books, pp. 239-264.

Goffman, Erving (1974), Frame Analysis, Cambridge: Harvard University Press.

Goffman, Erving (2010, 2004), «Performances – Belief in the Part One Is Playing», in Henry Bial (coord.), The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque: Routledge.

Hamilton, Peter; Hargreaves, Roger (2001), The Beautiful and the Damned, the Creation of Identity in Nineteenth Century Photography, Hampshire, Burlington e Londres: Lund Humphries e The National Portrait Gallery.

Lacan, Jacques (1973), «Du regard comme petit object a», in Jacques Lacan, Les Quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse. Le seminaire X, Paris: Seuil, pp. 79-138.

Lemagny, Jean-Claude; Rouillé, André (dir.) (1998, 1996), Histoire de la photographie, Paris: Larousse Bordas.

Madureira, Nuno L. (2003), «A Estatística do Corpo: Antropologia Física e Antropometria na Alvorada do Século XX», Etnográfica, vol. vii (2), Lisboa: CEAS-ISCTE.

Phéline, Christian (1985), «L’Image accusatrice», Les Cahiers de la Photographie 17, Laplume: ACCP.

Rocha, M. A. Tavares (1985), «Antropologia Criminal», Cem Anos de Antropologia em Coimbra, s.l., Instituto de Antropologia – Universidade de Coimbra.

Schechner, Richard (1997, 1990), «Magnitudes of performance», in R. Schechner e Willa Appel (coords.), By Means of Performance – Intercultural Studies of Theatre and Ritual, Cambridge: Cambridge University Press.

Sekula, Allan (1986), «The Body and the Archive», October, 39, MIT Press.

Solinas, Stéphanie, «Comment la photographie a inventé l’identité. Des pouvoirs du portrait», Criminocorpus, revue hypermedia [em linha], URL: http://criminocorpus.revues.org/351 (consultado em 14.12.2011).

Turner, Victor (1997, 1990), «Are There Universals of Performance in Myth, Ritual, and Drama?», in R. Schechner e Willa Appel (coords.), By Means of Performance – Intercultural Studies of Theatre and Ritual, Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/cbo9780511607806.003

Tuttle, Harris (1961) «History of Photography in Law Enforcement», Finger Print and Identification Magazine, vol. 43, n.º 4 (October), Chicago: The Institute of Applied Science.