A mediação tecnológica ao serviço da mediação humana

Main Article Content

Paulo Magalhães

Resumo

No presente texto procura-se sublinhar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito das práticas de Mediação de Aprendizagem tendo como contexto empírico de referência o projecto Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA). No nosso entender, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem ao longo da vida pois permitem um acesso sem paralelo ao conhecimento, à informação e à comunicação e, sobretudo, uma gestão partilhada desse conhecimento. É neste sentido, valorizando simultaneamente as condições de acesso e de partilha, que perspectivamos os desafios da literacia digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Joaquim. (2002). O Fim de um ciclo. A educação em Portugal no início do séc. XXI. Porto: Edições ASA.

BAPTISTA, Isabel (2005). Dar rosto ao futuro: A educação como compromisso ético (1ª ed.). Porto: Profedições.

BAPTISTA, Isabel (2007). Ética e Gestão de Dinâmicas de Intervenção Sócioeducativa. Universidade Católica Portuguesa. Porto (Texto policopiado)

CARNEIRO, Roberto. (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

CARNEIRO, Roberto. (2004). A educação primeiro; Roberto Carneiro entrevistado por Joaquim Azevedo. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

CASTELLS, Manuel. (2003). O Poder da Identidade. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CASTELLS, M. (2004). Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

CARVALHO, Adalberto., & BAPTISTA, Isabel. (2004). Educação Social, fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora.

DELORS, Jacques. (1996). Educação, um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (8º ed.). Porto: ASA.

Comissão Europeia (2000). Memorando sobre Aprendizagem ao Longo da Vida. Bruxelas.

Comissão Europeia (2001). Comunicado da Comissão: Tornar o espaço europeu de aprendizagem ao longo da vida uma realidade. Bruxelas.