Aprendizagem cooperativa

Main Article Content

Renata Machado

Resumo

Concebido como uma modalidade de formação de adultos, de acordo com as exigências de uma aprendizagem ao longo da vida, os «Núcleos de Aprendizagem Cooperativa» correspondem a uma resposta inovadora e muito desafiante, conforme procuramos mostrar neste texto. Desde a sua emergência, até à sua concepção, planificação e desenvolvimento, estes núcleos de aprendizagem constituem não só modalidades de formação singularmente ricas como também importantes espaços de socialização e de convívio humano. Todos se juntam motivados pela vontade e o desejo de querer aprender mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Joaquim – Comunidades (de) aprendentes – Um futuro outro para as cidades e para os cidadãos. Porto, 2001.

BAPTISTA, Isabel – Redes, parcerias e compromissos – segredos de uma cidadania capaz. Revista Educação e Cidadania. Porto Alegre: Centro Universitário de Porto Alegre, 2005.

BAPTISTA, Isabel e CARVALHO, Dias de – Educação Social: Fundamentos e Estratégias. Porto: Porto Editora, 2004

CARNEIRO, Roberto – Fundamentos da Educação e da Aprendizagem – 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2001.

DELORS, Jacques – Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Porto: Edições ASA, 2003.