Direito ao trabalho e cidadania social – a educação ao serviço da solidariedadel

Main Article Content

Maria Helena Magalhães da Silveira Ribeiro

Resumo

Neste artigo procuramos reflectir sobre o direito ao trabalho e os novos desafios que se colocam à integração socioprofissional num cenário de precariedade e vulnerabilidade, tentando evidenciar as possibilidades de intervenção sócio-pedagógica a este nível. Assumindo uma perspectiva direccionada para a mudança positiva, entendemos que é urgente promover dinâmicas sociais conducentes a uma (re)configuração das políticas de «protecção» social, em conformidade com as exigências de flexibilidade vindas de uma sociedade laboral em constante mudança. Esta reflexão insere-se numa investigação em curso sobre o direito ao trabalho num quadro de cidadania solidária, realizada no âmbito do Mestrado em Pedagogia Social e tendo por base a nossa experiência profissional na área de promoção da empregabilidade, concretamente na Associação Metropolitana de Serviços, no desenvolvimento e implementação de projectos com vista à promoção da empregabilidade na área metropolitana do Porto, encerrando tipologias diversas: desde as acções de diagnóstico, à formação profissional e à gestão de redes institucionais e de parcerias estratégicas na prossecução destes objectivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azevedo, Joaquim e Fonseca, António; (2007). Imprevisíveis itinerários de transição escola-trabalho, Vila Nova de Gaia, Edição da Fundação Manuel Leão.

Baptista, Isabel; 2007. Políticas de alteridade e cidadania solidária - As perguntas da Pedagogia Social In Cadernos de Pedagogia Social. UCP Editora.

Cabin, Philippe ; 2001. Les relations de travail à l’épreuve, na Revista Sciences Humaines, Hors Série, n. º 33, Junho – Agosto de 2001.

Castel, Robert; 2005. As armadilhas da Exclusão, In Y a-t-il dêem exclus? L’exclusion en Debat, Lien Social et Politiques – RIAC, 34, Paris, Montreal.

Castel, Robert; 2006. Repenser la protection sociale, na Revista Sciences Humaines, n.º 168, Fevereiro de 2006.

Cavaco, Paula e Ferreira, Hélder (coord.). 2006. Entre empresas e trabalhadores: o mercado de trabalho na grande área metropolitana do Porto, Participação de Cristina Novo, Elvira Lopes, Helena Ribeiro e Hélder Ferreira. A.M.S; Porto.

Clavel, Gilbert; 2004; A sociedade da Exclusão, Porto Editora.

Delors, Jacques. (Org.), 1996. Educação, um tesouro a descobrir, Porto, ASA.

Dortier, Jean François ; 2001. Aux sources du lien social, In Revista Sciences Humaines, Hors Série, n.º 33, Junho – Agosto de 2001.

Giddens, Anthony; 1999. Para uma Terceira via. Lisboa: Editorial Presença.