Nós entre nós

Main Article Content

Maria João Carvalho
Cristina Palmeirão

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre a necessidade de um paradigma do cuidado ético, em especial para a pessoa idosa, perspetivando atitudes e práticas de Apoio Domiciliário. Compreender de que forma os serviços de apoio domiciliário atuam como garante da dignidade humana é o mote utilizado para identifi car os valores e as motivações subjacentes à ação de cuidar da pessoa idosa; aferir e compreender quem são as pessoas que cuidam da pessoa idosa; identificar e caracterizar competências requeridas pelos serviços de apoio domiciliário no âmbito da intervenção gerontológica; aferir sobre as principais linhas de orientação e aproximações à prática da Pedagogia Social; compreender e esclarecer o papel atribuído ao Educador Social nos serviços de apoio domiciliário. A necessidade (urgente) de um cuidado-cuidado que resgate e valorize o lugar da pessoa na sociedade alimentou o nosso desejo (e projeto) de melhor entender as motivações e os interesses que movem pessoas e instituições a cuidar de pessoas idosas. Este desafio, enquanto pessoa e profissional, incitou-nos a perspetivar o cuidado sob matriz humanista e a ir ao encontro de profi ssionais e instituições com quem partilhamos o âmbito de ação. Partilha, cooperação e solidariedade são máximas que a Pedagogia Social assume de forma especial para potenciar o (re)encontro entre gerações e, nessa filosofia, também nós, procuramos saber como podemos trabalhar de forma a mais dignificar a vida das pessoas que recorrem aos serviços de apoio domiciliário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

II Assembleia Mundial das Nações Unidas Sobre Envelhecimento (2002).

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação: um guia prático e crítico. Porto: Asa Editores.

Albarello, L., et al. (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva

Almeida, L., e FREIRE, T. (2003). Metodologias da investigação em psicologia e educação (3.ª ed.). Braga: Psiquilibrios Edições.

Azeredo, Z. (2002). O idoso no mundo do trabalho. Educação social – terceira idade: uma questão para a educação social. Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, pp. 177-188.

Azevedo, J. (2007). Aprendizagem ao longo da vida e regulação sociocomunitária da educação. Cadernos de Pedagogia Social, 1. Porto: Universidade Católica, pp. 7-40.

Azevedo, J. e Baptista, I. (2008). Educadores Sociais: o que são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos?. Cadernos de pedagogia social, 2. Porto: Universidade Católica, pp. 45-60.

Baptista, I. (2005). Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético. Porto: Profedições.

Baptista, I. (2008). Pedagogia social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acção. Cadernos de pedagogia social, 2. Porto: Universidade Católica, pp. 7-30.

Bauman, Z. (2003). Amor líquido. Lisboa: Relógio D’Água.

Bonfi m, C. e Veiga, S. (1996). Serviços de apoio domiciliário: condições de implantação, localização, instalação e funcionamento. Lisboa: Direcção-geral da acção social – núcleo de documentação técnica e divulgação.

Brandão, P. (2007a). A pedagogia social na lógica do serviço. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto.

Brandão, P. (2007b). A pedagogia social, uma antropologia da proximidade, hospitalidade e serviço. Cadernos de pedagogia social, 1. Porto, Universidade Católica, pp. 105-115.

Cabanas, J. (2000). Pedagogia social. Madrid: Editorial Dykinson.

Cachada, F. (2008). Relação Escola-Comunidade o papel da Mediação Social. Porto: UCP (Disser. Mestrado).

Carcalho, A., & Baptista, I. (2004). Educação social: fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora.

Caride Goméz, J. (2008). De lo pedagógico a lo social, passando por los servicios sociales. A página da educação, 176.

Caride Goméz, J., Pereira de Freitas, O., & Vargas Callejas, G. (2007). Educação e desenvolvimento comunitário local, perspectivas pedagógicas e sociais da sustentabilidade. Porto: Profedições.

Carneiro, R. (2001). Fundamentos da educação e da aprendizagem. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Carvalho, A. (1992). A Educação como projecto antropológico. Porto: Edições Afrontamento.

Clavel, G. (2004). A Sociedade da Exclusão – Compreendê-la para dela sair. Porto: Porto Editora.

Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV).

Cunha, P. (1996). Ética e Educação. Lisboa: Universidade Católica.

Delicado, A. (2003). A solidariedade como valor social no Portugal contemporâneo.

Delors, J. et al. (org.) (1996). Educação, um tesouro por descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre a educação para o século XXI. Porto: ASA.

Fonseca, A. (2006). Envelhecer em Portugal. Um olhar psicológico. Lisboa: Centro de estudos dos Povos Culturais de Expressão Portuguesa/Universidade Católica Portuguesa.

Fraga, L. (2001). Refl exões sobre o mundo actual. Problemas sociais contemporâneos. Porto: Campo das Letras.

Giddens, A. (2007). A Europa na era global. Lisboa: Editorial Presença.

Gil, A. (1999). Redes de solidariedade intergeracional na velhice. Cadernos de Política Social. Lisboa: Associação Portuguesa de Segurança Social, pp. 93-114.

Gil, A. (2005). Portugal. O medo de existir. Lisboa: Relógio D’Água.

Gonçalves, J. (2008). Apontamentos para uma ética do cuidado, pró-manuscrito para uso dos alunos, Porto: Universidade Católica Portuguesa.

HesBeen, W. (2004). Cuidar neste mundo. Loures: Lusociência.

Hespanha, P. (1996). Globalização, crise social e confl itualidade. Oficina do centro de estudos sociais, 79. pp. 1-22.

INTERNACIONAL FOUDATION OF SOCIAL WORKERS (2004). Propuesta para un nuevo documento de ética.

Internacional Foundation Social Workers (1999). Internacional policy on older persons.

Justo, C. (coord.) (2005). Eu gostava de ir ver gente: potenciais de entreajuda de idosos com incapacidades. Lisboa: Campo da Comunicação.

Longworth, N. (2005). El aprendizaje a lo largo de la vida en la práctica : transformar la educación en el siglo XXI. Barcelona: Paidós.

Medeiros, M. (2006). Competências: diferentes lógicas para diferentes expectativas. Recife: Edupe

Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (2005). Carta social – redes de serviços e equipamentos sociais. Lisboa: Direcção Geral de Estudos Estatísticas e Planeamento.

Neugarten, B., Havighurst, R., & Tobin, S. (1961). Th e measurement of life satisfation. Journal of Gerontology, 16, pp. 134-143. https://doi.org/10.1093/geronj/16.2.134

Nogueira, A. (2008). Competências do cuidador principal: perspectiva dos enfermeiros comunitários. Porto: UPT (Dissert. Doutoramento).

Oliveira, P. (2008). Formação ao longo da vida: uma proposta de formação. Cadernos de pedagogia social, 1. Porto: Universidade Católica, pp. 75-82.

Organização Mundial da Saúde. (2002).

Pais, J. (2006). Nos rastos da solidão. Porto: Âmbar.

Palmeirão, C. (2007a). O esforço do nosso tempo. Cadernos de pedagogia social, 1. Porto: Universidade Católica, pp. 125-134.

Palmeirão, C. (2007b). A interacção geracional como estratégia educativa: um contributo para o desenvolveimento de atitudes, saberes e competências entre gerações. Porto: FPCEUP (Dissert. Doutoramento).

Palmeirão, C. (2008a). A educação intergeracional no horizonte da educação social: compromisso do nosso tempo. Cadernos de pedagogia social, 2. Porto: Universidade Católica, p. 81-100.

Palmeirão, C. (2008b). Aproximar gerações: o caminho da educação. Envelhecimento Activo. Rediteia. Porto: REAPN, pp. 23-25.

Paúl, C., Fonseca, A., Martín, I., e Amado, J. (2005). Satisfação e qualidade de vida em idosos portugueses. Paúl, C. e Fonseca. A. Envelhecer em Portugal. Lisboa: Climepsi Editores, pp. 75-95.

Pérez Cano & Musitu, Ochoa (2006). Familiares cuidadores, una árdua y silenciosa labor. Magalón Bernal, J., e Amador Muñoz, L. (Dir.), Vejez. Autonomia o dependência, pero com calidad de vida. Madrid: Dykinson.

Pessini, L. (s/d). Bioética e cuidado do bem-estar humano: ética humanização e vocação como desafio para os profissionais de saúde.

Relvas, A., e Alarcão, M. (Coord.) (2002). Novas formas de família. Coimbra: Quarteto.

Requejo Osório, A. (2003). Educación permanente y educación de adultos. Barcelona: Ariel.

Reswebwe, J. (2002). A filosofia dos valores. Coimbra: Almedina.

Romans, M., Petrus, A. & Trilla, J. (2003). Profissão: educador social. Porto Alegre: Artmed Editora.

Sáez Carreras, J. (coord.) (2007). Pedagogia social y educación social. Historia, professión y competências. Madrid: Pearson Educación, S.A.

Saldaña, A., & Caldas, C. (2004). Saúde do idoso. A arte de cuidar. Rio de Janeiro: Editora Interciênia.

Santos, S. (2001). Desenvolvimento sustentável e cuidado ao idoso. Textos sobre envelhecimento, 6 (3). Rio de Janeiro (RJ).

Semana, F. (2008). As múltiplas dimensões do cuidar. Espaço solidário – pessoas a sentirem pessoas, 11. Porto: Obra Diocesana de Promoção Social.

Sequeira, C. (2007). Cuidar de idosos dependentes: diagnósticos e intervenções. Coimbra: Quarteto.

Silva, A. & Pinto, J. (Orgs.). (2003). Metodologias das Ciências Sociais. (12.ª ed.). Porto: Edições Afrontamento.

Soares; M. (2006). O Cuidado como forma de vida. Arte(s) de Cuidar. Ciclo de colóquios. Cultura e doença mental. O poder do outro. Dor e Sofrimento. Loures: Lusociência.

Vala, J., Cabral, M., e Ramos, A. Atitudes Sociais dos Portugueses, 5, Valores Sociais: mudanças e contrastes em Portugal e na Europa. Lisboa: ICS, pp. 199-247.