A relação socioeducativa como prática de relação de dádiva

Main Article Content

Gastão Ribeiro Pereira Veloso

Resumo

A pedagogia social refl ete criticamente sobre a práxis socioeducativa enquanto ação intencional que procura promover a capacitação subjetiva e cívica das pessoas e estabelecer laços sociais. Este artigo analisa a relação socioeducativa na ótica da dádiva. Inicialmente, procura-se conceptualizar a noção de dádiva, explicitando a sua estrutura de gratuitidade e liberdade. De seguida, examina-se a forma como a dádiva, constituindo um operador privilegiado do laço social, estabelece a relação social. Finalmente, reflete-se sobre a relação socioeducativa como prática de relação de dádiva. Considerando a relação socioeducativa como uma experiência de educação, solidariedade e dádiva, procura-se esclarecer o alcance desta afirmação, explicitando-se a estreita ligação entre solidariedade e dádiva, no contexto da relação socioeducativa. A dádiva emerge, então, como uma noção com relevância no seio da pedagogia social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baptista, I. (2008). Pedagogia Social: Uma ciência, um saber, uma filosofi a da acção. Cadernos de Pedagogia Social, 2, 7-30.

Bento XVI. (2006). Carta Encíclica Deus Caritas Est. Deus é Amor. Braga: Editorial

Caillé, A. (2002a). Antropologia da dádiva. Petrópolis: Editora Vozes.

Caillé, A. (2002b). Dádiva e Associação. In Paulo Henrique Martins (Org.), A Dádiva entre os Modernos, discussão sobre os fundamentos e as regras do social (pp. 191-205). Petrópolis: Editora Vozes.

Carvalho, A. D., Baptista, I. (2004). Educação Social. Fundamentos e Estratégias. Porto: Porto Editora.

Godbout, J. (1992). O Espírito da Dádiva. Lisboa: Instituto Piaget.