Dom – Sistema de Relações entre Pessoas

Main Article Content

Gastão Ribeiro Pereira Veloso
José Luís Gonçalves

Resumo

Adotando uma conceção de dom de inspiração maussiana, isto é, compreendendo a experiência de dádiva como uma relação de troca simbólica que tem a sua razão de ser na abertura ao outro, este texto reflete sobre a forma como esse tipo de relação se traduz na criação de vínculo social e influencia a forma como se pensa a sociabilidade. No essencial, entende-se que a complexidade da relação de dom não se deixa sucumbir por explicações lógicas que reduzem a realidade social a um universo apreendido por regras. O dom não pode ser explicado por uma lógica de reciprocidade autorreferencial que transcende os gestos concretos entre os autores da relação.

Palavras-chave: Dom, Alteridade, Reconhecimento, Gratidão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Caillé, A. (2002). Antropologia do Dom. Petrópolis: Editora Vozes.

Comte-Sponville (1995). Pequeno Tratado das Grandes Virtudes. Lisboa: Editorial Presença.

Godbout, J. (1997). O Espírito da Dádiva. Lisboa: Instituto Piaget.

Gouldner, A. (1960). The norm of reciprocity: a preliminary statement. American Sociological Review, vol. 25, 2, 161-178. https://doi.org/10.2307/2092623

Haesler, A. (2002). A Demonstração pela dádiva. In Paulo Henrique Martins (Org.), A Dádiva entre os Modernos, discussão sobre os fundamentos e as regras do social (pp. 137-160). Petrópolis: Editora Vozes.

Ricoeur, P. (2006). Percurso do Reconhecimento. São Paulo: Edições Loyola