O tempo como revelação no cinema: um itinerário (1928-2012)

Main Article Content

Inês Gil

Resumo

Em 1928, Carl Dreyer realizou A Paixão de Joana d’Arc, investindo tempo na representação dos rostos de todas as personagens. Permitia ao espectador ver a alma de cada uma delas nas imagens estilizadas da realidade. Mais tarde, outros realizadores como Robert Bresson e Andrei Tarkovski utilizaram também o tempo como revelação do t(T)ranscendente na imagem em movimento. No princípio dos anos 2000, apareceu um novo género de cinema, o cinema extensivo, que vai também servir-se do tempo como forma de resistência a um cinema de consumo, e que pretende exprimir o mistério do mundo através da sua banalidade, que também é a sua beleza.

Palavras-chave: Cinema, Tempo, Transcendência, Cinema moderno, Cinema espiritual

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arnheim, Rudolf (1932). A Arte do Cinema. Lisboa: Edições 70 (ed. port. 1989).

Ayfre, Amédée (2004), Un cinéma spiritualiste. Textes réunis par René Prédal. Paris: Cerf-Corlet.

Baecque, Antoine de e Chevalier, Philippe (org.) (2012). Dictionnaire de la pensée du cinéma, Paris: PUF.

Balazs, Béla (1924). Der Sichtbare Mensch. Frankfurt: Suhrkamp Verlag (ed. 2001).

Bazin, André (1969). O que é o Cinema? Lisboa: Livros Horizonte, (ed. port. 1992 e tr. Ana Moura).

Bergala, Alain (2010) “Le miracle comme évènement cinématographique”, in Devictor, A. e Feigelson, K. (org.). Croyances et sacré au cinéma. Condé-sur-Noireau: Charles Corlet.

Bing, Wang (2014). Alors la Chine. Entretiens avec Emmanuel Burdeau et Eugenio Renzi. Paris: Les Prairies Ordinaires.

Bordwell, David (1981). The Films of Carl Theodor Dreyer. Berkeley: University of California Press.

Bresson, Robert (1975). Notes sur le cinématographe. Paris: Folio.

Couturier, Marie-Alain (1984). La Vérité blessée. Paris: Plon.

Dardenne, Luc (2008). Au dos de nos images 1991-2005. Paris: Points.

Dardenne, Luc (2012). Sur l’affaire humaine. Paris: Seuil.

De Certeau, Michel (1974). Le christianisme éclaté. Paris: Seuil.

Deleuze, Gilles (1985). Cinema 2. A Imagem-Tempo. Lisboa: Assírio & Alvim, (ed. port. 2006).

Deleuze, Gilles (1990). Pourparlers. Paris: Les éditions de minuit.

Didi-Huberman, Georges (2012). Imagens Apesar de Tudo. Lisboa: Imago.

Didi-Huberman, Georges (2012). Peuples exposés, peuples figurants. L’oeil de l’histoire, 4. Paris: Ed. de Minuit.

Epstein, Jean (1921). “Grossissement” in Banda, Daniel e Moure, José (eds.) (2011). Le cinéma: l’art d’une civilisation, 1920-1960. Paris: Flammarion.

Feuerbach, Ludwig (2007). A Essência do Cristianismo. Rio de Janeiro: Vozes.

Fiant, Anthony (2014). Pour un cinéma contemporain soustractif. Paris: Presses Universitaires de Vincennes.

Gardiès, André (1999) “Le paysage comme moment narratif ”, in Mottet, Jean (org.) (1999). Les Paysages du cinéma. Seyssel: ChampVallon.

Gil, Inês (2005). A atmosfera no cinema, Lisboa: Ed. Calouste Gulbenkian.

Girard, René (1985). La violence et le sacré. Paris: Grasset.

Jaffe, Ian, (2014). Slow Movies: Countering the Cinema of Action. Londres: Wallflower Press.

Jameson, Fredric (2003). “The End of Temporality” in Critical Inquiry 29.4: 695-718.

Kracauer, Siegfried, (1968). Théorie du film, la rédemption de la réalité matérielle, Paris, Flammarion, (ed. francesa de 2010).

Mendonça, José Tolentino (2008). O elogio da inutilidade, Encontros do Lumiar 2007-2008. Lisboa: Monjas Dominicanas. Mosteiro de Santa Maria.

Mendonça, José Tolentino (2014). A Mística do Instante. O Tempo e a Promessa. Lisboa: Paulinas.

Mondzain, Marie-José (1996). Image, icône, économie. Paris: Seuil.

Mondzain, Marie-José (2010), “De la sacralité d’une oeuvre profane. Quelques remarques sur les films de Tarkovski” in Devictor, A. e Feigelson, K. (org.). Croyances et sacré au cinéma. Condé-sur-Noireau: Charles Corlet.

Munsterberg, Hugo (1916). The Photoplay. A Psychological Study. New York: Dover Publications Inc. (ed. 1970).

Otto, Rudolf (2001). Le Sacré. Paris: Payot.

Pacot, S. (1997). L’Evangélisation des profondeurs. Paris: Les Éditions du Cerf.

Poirson-Dechonne, Marion, “Préambule: L’expérience visuelle, une ascèse du regard”, in Devictor A. e Feogelson, K. (org.). Croyances et sacré au cinéma. Condé-sur-Noireau: Charles Corlet. pp. 14-21.

Renard, Jean-Claude, «Retour au sacré», in La Nef, n.º 77-78, junho-julho 1951.

Schrader, Paul (1988). Transcendental Style in Film, Ozu, Bresson, Dreyer. Boston: Da Capo Press.

Souriau, Etienne (1990). Vocabulaire d’Esthétique. Paris: PUF.

Tarkovski, Andrei (2002). Esculpir o Tempo. São Paulo: Martin Fontes, (tr. Jefferson Luiz Camargo).

Tarot, Camille (2008). Le symbolique et le sacré. Théories de la religion. Paris: Éditions de la découverte.

Teixeira, Alfredo (2009). Matrizes das crenças em Portugal. Lisboa: Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.

Vahanian, Gabriel (1961). The Death of God: The Culture of our post Christian era, Nova Iorque, George Braziller.

Viveiros, Paulo, “A Imagem do som” in Madeira, Maria João (org.) (1999). Alexander Sokurov. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.