Porque se destroem e substituem obras de arte? Três exemplos da época moderna, em S. Torcato, Porto e Amarante

Main Article Content

José Ferrão Afonso
https://orcid.org/0000-0001-5438-6058

Abstract

Along the 16th century altar pieces and wooden structures arose at churches in Foz do Douro, S. Torcato and Amarante. There structures were often substituted, transformed or simply destroyed.

Keywords: 16th century, Altarpieces, Wood, Stone, Foz do Douro, S. Torcato, Amarante

Downloads

Download data is not yet available.

References

AFONSO, José Ferrão. A herança do muratore e o caminho de Coimbra: consuetudo, sprezzatura e a arquitectura religiosa do Noroeste português na segunda metade do século

AFONSO, José Ferrão. Entre a continuidade e a reforma. Algumas considerações sobre a Sé do Porto no século XVI. In: Museu, 4ª Série, 15 (2006).

AFONSO, José Ferrão. S. Torcato [texto policopiado]. Guimarães [s. l.], 2000.

BASTO, Artur de Magalhães. A Sé do Porto, Novos dados documentais relativos à sua igreja. Separata do Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto (Porto), 3, fasc. 3-4 (1946).

BASTO, Artur de Magalhães. Apontamentos para um dicionário de artistas e artífices que trabalharam no Porto do século XV ao século XVIII. In: Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto (Porto) 20, fasc. 3-4, (Setembro-Dezembro 1957).

BRANDÃO, Domingos de Pinho. Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na diocese do Porto. Subsídios para o seu estudo. Documentação I. Séculos XV a XVII. Porto: Diocese do Porto, 1984.

CARDOSO, António. O convento de S. Gonçalo de Amarante, utilizações e reutilizações. In: Monumentos (Lisboa), 3, (1995).

MOREIRA, Rafael. D. Miguel da Silva e as origens da arquitectura do Renascimento em Portugal. In: Mundo da Arte. Revista de Arte, Arqueologia e Etnografia (Coimbra), 2ª Série, 1 (Abril, Maio, Junho 1988).

MOREIRA, Rafael. Um exemplo: São João da Foz, de igreja a fortaleza. In: A arquitectura militar na expansão portuguesa. Porto: CNCDP, 1994.

SERRÃO, Vítor. Cristo Atado à Coluna. O Corpo Ferido na Árvore. In: Catálogo da Exposição comemorativa dos 500 anos da Festa das Fogaceiras em honra de S. Sebastião. Santa Maria da Feira: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, 2005.

XVI. Comunicação apresentada ao 2º Congresso Histórico de Amarante. Amarante, Maio 2008 (no prelo).