A pintura a óleo sobre suportes celulósicos no séc. XIX: estudo de três obras de João Marques de Oliveira

Main Article Content

Ana Lopes

Resumo

O estudo da técnica da pintura a óleo sobre suportes celulósicos é uma área ainda pouco investigada, que tem vindo a ganhar relevância. Sendo mais comum a prática do óleo sobre suportes rígidos e semi-rígidos, o interesse surge em torno da utilização do papel como suporte de pintura a óleo, dos materiais utilizados e das especificidades que estes devem possuir. O presente artigo, que advém da dissertação de mestrado da autora realizada no âmbito do mestrado em Conservação de Bens Culturais, incide sobre esta temática. Tem como ponto principal os exemplares estudados: três pinturas a óleo sobre suportes celulósicos,da autoria de Marques de Oliveira, sob os pontos de vista da composição, das técnicas deexecução, dos materiais e do estado de conservação.

Palavras-chave: Marques de Oliveira, Séc. XIX, Papel, Cartão, Técnicas, Materiais, Conservação, Pintura a óleo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOWER, Peter – A brush with nature: An historical and technical analysis of the paper and boards used as supports for landscape oil sketching. In DANIELS, Vincent [et. al.] – Works of art on paper books, documents and photographs – techniques and conservation. ICC Contributions to the Baltimore Congress. 2-6 Setembro, 2002, p. 16-20. https://doi.org/10.1179/sic.2002.47.s3.004

CABRAL, João M. Peixoto [et. al.] – Características técnicas da pintura de Silva Porto. In Silva Porto, 1850 – 1893, Exposição Comemorativa do centenário da sua morte. Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, 1993. Instituto Português de Museus.

CARLYLE, Leslie – The artist’s assistant: Oil painting instruction manuals and handbooks in Britain 1800-1900 with reference to selected eighteenth-centry sources. London: Archetype Publications, 2001. https://doi.org/10.3202/caa.reviews.2005.36

ENGRAM, Chesley – Oil painting on paper and board supports. In AICCM Bulletin. (2009. 10. 03). https://doi.org/10.1179/bac.1991.17.3-4.002

FRANÇA, José-Augusto – A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand Editora. 1990, vol. 1 e 2.

GETTENS, Rutherford J.; STOUT, George – Painting Materials. A short ncyclopaedia. Nova Iorque: Dover Publications, Inc., 1966.

HUNTER, Dard – Papermaking: the history and technique of an ancient craft. Nova Iorque: Dover Publications, Inc., 1974.