Um estudo comparativo interdisciplinar das técnicas e materiais de douramento em dois conjuntos de talha dourada barrocos portugueses

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Irina Crina Anca Sandu
Elsa Murta
Eva Raquel Neves
Manuel Pereira
Andrei Victor Sandu
Stepanka Kuckova
António Maurício

Resumo

A arte da talha dourada em Portugal ganhou a sua mais rica expressão durante a época barroca devido ao desenvolvimento das técnicas de produção e ao uso do ouro em folha. O presente trabalho propõe um estudo complementar e comparativo de dois complexos importantes da talha respectivamente em Lisboa, na Igreja de São Alberto, integrada no circuito de visitas do Museu Nacional de Arte Antiga, e no distrito de Santarém, na Igreja de Vale de Figueira. Os dois complexos albergam decoração em talha dourada do século XVIII, estudados através de uma abordagem inter-disciplinar, em que os dados analíticos (microscopia óptica, teste de coloração fluorescente, FRX, MEV-EDX, microtomografia computadorizada, FTIR, Matrix-Assisted Laser Desorption/Ionisation-Time of Flight Mass Spectrometry) complementam os dados históricos.

Palavras-chave: Talha dourada, Estudo comparativo, Técnica de douramento, Materiais, Estudo analítico

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