A pintura do altar-mor da igreja matriz de Pêso da Régua (Igreja de S. Faustino), de Pedro Alexandrino de Carvalho

Main Article Content

Carla Carvalho

Resumo

Pedro Alexandrino de Carvalho (1729 – 1810) foi um dos artistas portugueses que mais trabalhou na segunda metade do século XVIII, destacando-se sobretudo na produção de pinturas de altar e de tecto. As telas de altar são uma presença constante no retábulo-mor do século XVIII cobrindo o nicho central de forma fixa ou móvel. Através da obra Última Ceia com a assinatura de Pedro Alexandrino, pretendemos: apresentar o exemplo de uma pintura que possui um sistema de exposição que permite que seja recolhida ficando oculta, fazer a caracterização da técnica pictórica empregue e identificar as alterações decorrentes da história da obra.

Palavras-chave: Telas de altar móveis, Séc. XVIII, Pedro Alexandrino de Carvalho, Conservação, Sistema de movimentação de pintura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGANÇA, Alfredo – A Régua possue um painel do século XVII. Que Pedro Alexandrino fez e que merece ser restaurado. In: Jornal da Régua. Régua, Nº 270: Ano VI (27 Set. 1936) p.1, 2.

CALVO, Ana - Conservación y restauración de pintura sobre lienzo. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2002.

CRUZ, António João - Da sombra para a luz : materiais e técnicas da pintura de Bento Coelho da Silveira. Lisboa: IPPAR, 1999.

FONSECA, Anne-Louise Gonçalves - Pedro Alexandrino de Carvalho (1729-1810) et la peinture d’histoire à Lisbonne : cycles religieux et cycles profanes. [S.l.: s.n.], 2008. Dissertação de Doutoramento em Estudos Cinematográficos na Faculdade de Montréal 2009.

LAMEIRAS, Francisco – O retábulo em Portugal das origens ao declínio. Faro: Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, 2005.

MACHADO, Cirilo Volkmar - Collecção de memórias relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal. Coimbra: Imp. da Universidade, 1922.

NICOLAUS, Knut – The restoration of paintings. Cologne: Konemann, 1999.

NOÉ, Paula – “Igreja Paroquial de Pêso da Régua/ Igreja de São Faustino”. [Consulta 13.02.2011; 10h:09min] In http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=12156

SOARES, José A. Oliveira Soares – A Ceia de Cristo: Soberbo Painel do século XVII: Um famoso quadro do grande pintor português Pedro Alexandrino, na igreja-matriz da Régua. Portugal Económico monumental e Artístico: Distrito de Vila Real e Bragança. [Lisboa: s.n. s.d.] (Lisboa: -- Of. Fernandes), vol. 2, pp. 208, 209.

SOARES, José A. Oliveira Soares – História da Vila e Concelho do Pêso da Régua. Régua: Câmara Municipal de Pêso da Régua, 1936, pp. 46 – 51.

TAVARES, Carla – “Pedro Alexandrino de Carvalho no seu tempo”. In Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal – Processo nº 3-6-15-6-1199 (QREN).2011. [Consulta: 15.08.2011; 20h:46min] http://citar.artes.ucp.pt/mtpnp/estudos/pintura_altar_04_contexto_historico_pedro_alexandrino.pdf