A Visitação de Thomas Luis no contexto europeu: critérios de conservação e restauro baseados nos estudos iconográfico e da técnica

Main Article Content

Filipa Raposo Cordeiro

Resumo

Consideramos aqui a pintura retabular Visitação do pintor Thomas Luis (c.1565-c.1612), pertencente à igreja da Santa Casa da Misericórdia (SCM) do Montijo. Este artigo tem por objectivo demonstrar como os estudos iconográficos e laboratoriais podem ser determinantes para delinear critérios científicos de conservação e restauro numa obra que requer a reintegração cromática de lacunas extensas. No estudo iconográfico, confrontámos esta pintura com nove fontes literárias que circulavam na Europa no séculoXVI. Com o objectivo de assegurar uma conservação e restauro científica, estudámos atécnica do pintor com o recurso a vários métodos: fotografias sob luz normal e radiação ultra violeta (UV); reflectografia de infra vermelho (IRR); microscopia óptica (OM); análise micro química (MA) e micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (μ-FTIR).

Palavras-chave: Pintura, Século XVI, Thomas Luis, A visitação, Santa Casa da Misericórdia, Iconografia, Análises da técnica, Conservação, Restauro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bento XVI. Audiência Geral, São Boaventura de Bagnoregio, 3.3.2010, tradizido por R. A. Banchieri. Roma: Lib. Ed. Vaticana in http://www.zenit.org

Bíblia Sagrada, Lisboa: 15ª Ed. Difusora Bíblica (Missionários Capuchinhos), 1991.

BONAVENTURE, Saint. Les méditations sur la vie du Christ, traduites en français par H. Riancey. Paris: Ch. Poussielgue, 1900.

BRÍGIDA DA SUÉCIA, Santa. Meditações de Santa Brígida, traduzido do original latino por Alonso de Alcala y Herrera. Lisboa: Of. de Domingos Carneiro, 1664.

CORDEIRO, Filipa Raposo. A Visitação da Virgem, de Tomás Luís. Relatório científico do tratamento da pintura sobre madeira”. In Tomás Luís e o Retábulo da Igreja da Misericórdia. Lisboa: Edições Colibri/ Câmara Municipal do Montijo, 2005, Cap. II pp. 51-87.

CORDEIRO, Filipa Raposo. «A Visitação, de Thomás Luis». In Actas das II Jornadas da ARP, A Prática da Teoria, Tratamentos de Conservação e Restauro, 29 e 30 de Maio, MNAA. 2010a, pp. 73-87 [consulta: 30.05.2012]. http://www.ciarteblog.blogspot.com/2010/01/actas-das-ii--jornadas-da-arp.html

CORDEIRO, Filipa Raposo. «The Visitation of the Blessed Virgin Mary, by Thomás Luis». In e-conservationline magazine 13. 2010b, <78-93. [consulta: 30.05.2012]. http://www.e-conservationline.com/content/view/866/288/

Cordeiro, Filipa Raposo. «Problemas em intervenções de conservação e restauro. Como evitá-los?». In Ge-conservación/ conservação 1. 2010c, pp. 143-161. [consulta: 30.05.2012]. https://doi.org/10.37558/gec.v1i1.17

CORDEIRO, Filipa Raposo. O futuro do painel de Thomás Luis: Valorização Cultural e Prevenção. In: ARTIS, Revista do Instituto de História da Arte da faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa: CDFLUL e CHUL. Vol. 9-10 (2010-2011), pp. 241-277.

CORDEIRO, Filipa Raposo; PESSANHA, Sofia; CANDEIAS, António; CARVALHO, M. Luísa; LE GAC, Agnès; SERRÃO, Vítor. Pinturas murais do Paço Real de S. Miguel (Évora, Portugal): estudo das técnicas originais e ulteriores. In Simpósio: Património em Construção – Contextos para a sua Preservação. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Ed. J. Delgado Rodrigues e S. R. M. Pereira, 24-25 Nov. 2011, pp. 167-174.

RIBEIRO, Isabel. Relatório Visitação da Virgem, Arquivo do LC&RJF-IMC IP (ex. DEM-IPCR). Lisboa: Cordeiro, Filipa Raposo (Coord.), 2004a.

RIBEIRO, Isabel. Relatório Visitação da Virgem (μ-FTIR da camada de «verniz» da amostra nº 6), Arquivo do LC&RJF-IMC IP (ex. DEM-IPCR). Lisboa: Cordeiro, Filipa Raposo (Coord.), 2004b.

DERRICK, M.; STULIK, D.; LANDRY, J. Infrared Spectroscopy in Conservation Science. Los Angeles: The Getty Conservation Institute, 1999.

Evangelhos Apócrifos. Lisboa: 3ª Ed. Editorial Estampa, 2005.

FERREIRA-ALVES, Natália Marinho. Iconografia e Simbólica cristãs. Pedagogia da Mensagem. In: Theologica. Braga, 2ª série. Vol. 30 (1995), pp. 57-64.

FERRERAS ROMERO, Gabriel. La Visitación de la Virgen. In Pedro de Campaña en el retablo de Triana, la restauración del IAPH. Sevilla: Junta de Andalucia, 2010, pp. 64-65.

GONZÁLEZ GÓMES, Juan Miguel. Una Tabla Sevillana del siglo XVI, Inédita. In: Laboratorio de Arte. Sevilla: Laboratorio de Arte. Vol. 18 (2005). pp. 115-122.

Gusmão, Adriano. Diogo Teixeira e seus colaboradores. Lisboa: Realizações Artis, 1955.

Gusmão, Adriano. Simão Rodrigues e seus colaboradores. Lisboa: Realizações Artis, 1957.

Lexikon der christlichen Ikonografie, Allgemein Ihonographie. Rom, Freiburg, Basel, Wien: Helder. Vol. II, 1970.

LOPES, António Seródio. A capela da Misericórdia de Colares. Colares: Pearlbooks, 2011.

MENDONÇA, M.; Parente, C.; Alves, L. M.; Carrilho, A.. CD Rom Narcisse, Glossário Multilingue. Lisboa: Arquivos Nacionais Torre do Tombo, 1993.

NADAL, Jerónimo. Evangelicae Historiae Imagines. Antuérpia, 1593.

PACHECO, Francisco. Arte de la Pintura, Edición del Manuscrito original acabado el 24 de enero de 1638, Vol. 2. Madrid: Instituto de Valencia de Don Juan, 1956.

PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia, temas humanísticos na arte do Renascimento. Lisboa: 2ª Ed. Estampa, 1995.

PAULINO, F. (Coord.), DIAS, P., RODRIGUES, D. (Com.). Grão Vasco. Lisboa: CNCDP/ IPPC, 1992.

PINTO, Paulo Mendes. A Palavra e a Imagem. Lisboa: Clube do Colecionador dos Correios/CTT, 2012.

RÉAU, Louis. Iconographie de l’art chrétien. Paris: Presses Universitaires de France, Vol. II, 1957.

Santos, Reynaldo dos. Oito Séculos de Ate Portuguesa, História e Espírito. Lisboa: Empresa Nacional de Publicidade, Vol. I, 1966.

SCM de Almada [consulta: 30/04/2010]. http://www.scma.pt/bens-culturais/bens-artísticos

SERRÃO, Vítor. A pintura maneirista em Portugal, Tomás Luís e o antigo retábulo da Misericórdia do Montijo (1591-1597). In Súmula da Conferência nos Paços do Concelho do Montijo. Estudo inédito, 1999, pp. 1-5.

SERRÃO, Vítor. O pintor maneirista Tomás Luís e o antigo retábulo da Igreja da Misericórdia de Aldeia Galega do Ribatejo (1591-1597). In: Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa. Lisboa: CDFLUL e CHUL. Vol. 1 (2002), pp. 211-235.

SERRÃO, Vítor. A pintura Maneirista em Portugal – arte no tempo de Camões. Lisboa: CNCDP, 1995.

SERRÃO, Vítor e CORDEIRO, Filipa Raposo. Tomás Luís e o Retábulo da Igreja da Misericórdia. Lisboa: Edições Colibri/ Câmara Municipal do Montijo. 2005.

SERRÃO, Vítor. O pintor maneirista Tomás Luís. A Visitação da Virgem a Santa Isabel, da igreja da Misericórdia do Montijo (1591-1597). In Tomás Luís e o Retábulo da Igreja da Misericórdia. Lisboa: Edições Colibri/ Câmara Municipal do Montijo, 2005, Cap. I pp. 11-50.

SERRÃO, Vítor. O Fresco Maneirista do Paço de Vila Viçosa, “Parnaso dos Duques de Bragança, 1540-1640”. Casa de Massarelos, Caxias: Fundação da Casa de Bragança, 2008.

UNESCO. Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention. Paris: 1977.

UNESCO, ICCROM, ICOMOS. The Nara Document on Autenticity. Japan: Editado por Mr. Raymond Lemaire e Mr. Herb Stovel, 1994.