Four reliquary busts from the former Monastery of Madre de Deus: study and conservation

Main Article Content

Diana Cunha
Carolina Barata
https://orcid.org/0000-0003-3379-1905
Alexandre Pais

Abstract

O presente artigo descreve os tratamentos de conservação e o estudo histórico e analítico realizado sobre quatro bustos-relicários pertencentes ao Mosteiro da Madre de Deus, em Lisboa, atualmente o Museu Nacional do Azulejo. Estes relicários pertencem a uma coleção composta por quarenta e cinco bustos-relicários, que representa um conjunto praticamente íntegro e único, e que contém bustos datados desde finais do século dezasseis até finais do século dezassete. Os resultados do estudo analítico sugerem que os quatro bustos terão sido produzidos de acordo com os tratados artísticos da época de produção, e os materiais identificados vão ao encontro dos que seriam utilizados naquele período.

Keywords: Polychrome sculpture, Baroque, Monastery of Madre de Deus, Reliquary busts, Conservation and restoration, Analytical study

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARATA, Carolina. Caracterização de materiais e de técnicas de policromia da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca. Lisboa: Dissertação de Mestrado em Química Aplicada ao Património Cultural apresentada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2008. http://hdl.handle.net/10451/1243

BARATA, Carolina; CRUZ, António João; ROCHA, Fernando Tavares. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do Noroeste de Portugal - primeiros resultados. In I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO: actas. Porto: CITAR,2011, pp. 40 - 50.

BARATA, Carolina. Materiais e técnicas de policromia da talha barroca erudita e popular no Noroeste de Portugal. Aveiro: Dissertação de Doutoramento em Geociências apresentada na Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15565

BIDARRA, Ana; COROADO, João; ROCHA, Fernando. Contributos para o estudo da folha de ouro de retábulos barrocos por microscopia óptica e electrónica. In Ge-conservación/ conservação, Vol 1 (2010), pp. 183 - 191. https://doi.org/10.37558/gec.v1i1.21

BRANDI, Cesare. Teoria do Restauro. Amadora: Edições Orion, 2006.

BRITO, Maria Filomena; MORNA, Teresa Freitas. Escultura: Colecção de escultura da Misericórdia de Lisboa: Século XVI ao século XX. Lisboa: Santa Casa da Misericórida, 2000.

CALVO, Ana. Conservación y restauración: materiales, técnicas y procedimientos: De la A a la Z. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1997.

CURVELO, Alexandra (Ed.). Casa perfeitíssima: 500 anos da fundação do Mosteiro da Madre de Deus - Celebrating 500 years of the foundation of the Monastery of Madre de Deus: 1509-2009. Lisboa: IMC, Museu Nacional do Azulejo, 2009.

DIAS, Pedro. A importação de esculturas de Itália nos séculos XV e XVI. Coimbra: Livraria Minerva, 1987.

DIAS, Pedro. A escultura maneirista portuguesa: Subsídios para uma síntese. Coimbra: Minerva Editora, 1995.

DÍAZ MARTÍNEZ, Soledad; GARCÍA ALONSO, Emma. Técnicas metodológicas aplicadas a la conservación-restauración del patrimonio metálico. Madrid: Ministério da Cultura, 2011.

LE GAC, Agnès; [et al.]. The main altarpiece of the Old Cathedral of Coimbra (Portugal), Characterization of gold alloys used for gilding from 1500 to 1900. In ArchéoSciences, Vol 33 (2009), pp. 423 - 432. https://doi.org/10.4000/archeosciences.2562

NUNES, Filipe. Arte da pintura: symmetria e perpectiva. Composta por Philippe Nunes, com um estudo introdutório de Leontina Ventura. Porto: Editorial Paisagem, 1982.

PACHECO, Francisco. El arte da la pintura. Madrid: Ediciones Cátedra, 2001.

PEREIRA, Helena. «Saint John at Calvary: technical and material study of a polychrome wood sculpture». In CeROArt. 2013. https://doi.org/10.4000/ceroart.3197

SERCK-DEWAIDE, Myriam; [et al.]. Les techniques utilisées dans l’art baroque religieux des XVIIe et XVIIIe siècles au Portugal, en Espagne et en Belgique. In Actas do Congresso Internacional - A escultura polícromada religiosa dos séculos XVII e XVIII: estudo comparativo das técnicas, alterações e conservação em Portugal, Espanha e Bélgica. Lisboa: Instituto Português de Conservação e Restauro, 2002, pp. 119 - 155.

TELLES, Liberato. Mosteiro e egreja da Madre de Deus. Lisboa: Imprensa Moderna, 1899.

VICENTE RABANAQUE, Teresa (2015). Los criterios en conservación y restauración del siglo XX, en el contexto mediterráneo, a las puertas del nuevo siglo. In Tarea. 2015.

VIVANCOS RAMÓN, Victoria; PÉREZ MARIN, Eva. Revisión crítica de los diferentes sistemas de desinfección aplicados a la retablística barroca. In XIV CONGRESSO DE CONSERVACIÓN Y RESTAURACIÓN DE BIENES CULTURALES: actas. Valladolid: Ayuntamiento de Valladolid, 2002, pp. 68 – 73.

VIVANCOS RAMÓN, Victoria. La conservación y restauración de pintura de caballete: pintura sobre tabla. Madrid: Editorial Tecnos, 2007.