Per ritus et preces? Teologia e ritual studies
Main Article Content
Resumo
Este artigo debruça-se sobre o problema do significado do rito, levando a sério a provocação de Frits Staal, segundo o qual, o rito é completamente desprovido de significação. O artigo parte de três traduções diferentes de uma expressão latina presente na constituição conciliar Sacrosanctum Concilium sugerindo que através dos ritos e orações se chega à inteligência do mistério da fé, ao contrário das traduções vernáculas que tendem a subordinar o rito ao mistério, a prática à teoria. Em termos linguísticos, o rito é considerado como um «significante», mas qual é a sua relação com o «significado»? Arbitrária, como considerou Saussure, ou necessária como propôs Benveniste? Mais radicalmente, será que o rito se caracteriza mesmo pela significação? Segundo Frits Staal, o rito deve ser considerado antes como sintaxe pura. As ciências humanas e sociais, contudo, parecem necessitar do pressuposto da significação. Por seu turno, a possibilidade de se considerar a liturgia como uma realidade autorreferencial já tinha sido antecipada por Guardini. Apesar disso, a perspetiva continua a constituir um desafio analítico tanto para as ciências humanas e sociais como para a teologia. Será possível que esta se desenvolva como uma gramática da fé a partir da sintática ritual, à semelhança da gramática generativa de Chomsky que inspira Staal? O artigo sustenta que tal é não somente possível, mas oportuno e necessário.
Downloads
Referências
Benveniste, Emile. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1966.
Chomsky, Noam. Language and Mind. New York – Chicago – San Francisco – Atlanta: Harcourt Brace Jovanovich, 1972,
Chomsky, Noam. Rules and Representations. New York: Columbia University Press, 2005 (1.ª ed. 1980).
Grapard, A. G. «Rule-Governed Activity vs. Rule-Creating Activity.» Religion 21 (1991): 207-212. https://doi.org/10.1016/0048-721x(91)90045-r
Guardini, Romano. L’esprit de la liturgie. Paris: Plon, 1960.
Guardini, Romano. La polarité. Essai d’une philosophie du vivant concret. Paris: Cerf, 2010 (original alemão 1925).
Harris, S. N. «Ritual: Communication and Meaning.» Journal of Ritual Studies 11, no. 1 (1997): 35-44.
Houseman, Michael, and Carlo Severi. Naven or the Other Self. A Relational Approach to Ritual Action. Leiden – Boston – Köln: Brill, 1998.
Irwin, Kevin W. Context and text. Method in Liturgical Theology. Collegeville, MN: The Liturgical Press, 1994.
Lawson, E. Thomas, and Robert N. McCauley. Rethinking Religion. Connecting Cognition and Culture. Cambridge – New York: Cambridge University Press, 1990.
Mack, Burton L. «Staal’s Gauntlet and the Queen.» Religion 21 (1991): 213-218. https://doi.org/10.1016/0048-721x(91)90046-s
Michaels, Axel. «Ritual and Meaning», em Theorizing Rituals. Issues, Topics, Approaches, Concepts. Leiden – Boston: Brill, 2006.
Newman, J. H. An Essay in aid of A Grammar of Assent. Editado por I. T. Ker. Oxford: Clarendon Press, 1985.
Penner, Hans H. «Language, Ritual and Meaning», Numen 32, no. 1 (1985): 1-16.
«Sacrosanctum Concilium», Arquivo do Vaticano, consultado em 11 de outubro de 2018. http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19631204_sacrosanctum-concilium_en.html.
Sausurre, Ferdinand de. Cours de linguistique générale. Paris: Payot, 2005 (1.a ed. 1916).
Staal, Frits. Agni : The Vedic Ritual of Fire Altar. Berkeley: Asian Humanities Press, 1983.
Staal, Frits. «The Meaninglessness of Ritual.» Numen 26, no. 1 (1979): 2-22.
Staal, Frits. «Ritual Syntax.» In Sanskrit and Indian Studies. Dordrecht: D. Reidel, 1979.
Staal, Frits. Rules Without Meaning. Ritual, Mantras, and the Human Sciences. New York – Bern – Frankfurt am Main – Paris: Peter Lang, 1989.
Staal, Frits. «Within Ritual, About Ritual and Beyond.» Religion 21 (1991): 227-234. https://doi.org/10.1016/0048-721x(91)90048-u
Strenski, Ivan. «What’s Rite? Evolution, Exchange and the Big Picture.» Religion 21 (1991): 219-225. https://doi.org/10.1016/0048-721x(91)90047-t
«Symposium: Ritual as such. Frits Staal’s Rules without Meaning.» Religion 21 (1991): 205. https://doi.org/10.1016/0048-721x(91)90044-q