Fátima: ocasião de vida que não se deixa conter

Main Article Content

Domingos Terra
https://orcid.org/0000-0001-6757-8729

Resumo

Fátima é uma realidade com força própria. Aparece como um centro de vida que escapa ao que se possa dizer dele. Manifesta toda a sua pujança começando com um posicionamento de margem e mostrando-se imbuída de propensão universal. Por um lado, a realidade de Fátima nasce onde, na altura, menos se esperaria. Passado um tempo, vem a ser assumida pelo universo cristão, sem ficar, contudo, inteiramente circunscrita por este. A ela convergem buscas humanas muito variadas e nem sempre esclarecidas do ponto de vista cristão. Até dentro desse universo Fátima parece guardar uma posição de margem, na medida em que permite a expressão da religiosidade popular, que revela características próprias face à fé vista como mais elucidada. Por outro lado, Fátima possui uma dinâmica de expansão, uma vez que, a partir das circunstâncias em que teve início, ganha projeção em várias direções. Na verdade, Fátima vem sendo reconhecida pelos diversos pontificados das décadas recentes. Avança-se também com a tese da pertinência transversal de Fátima no tempo e no espaço. Procura-se, ainda, propagar para além da Cova da Iria a vivência que aí se gera e ganha forma. Lançam-se, por fim, sobre Fátima olhares diferenciados que, juntos, avolumam a compreensão que se tem dela.

Palavras-chave: Fátima, Centenário, Aparições, Religiosidade popular, Peregrinos, Peregrinação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

André, Ana Catarina, e Sara Capelo. Peregrinos. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017.

Bonino, Serge-Thomas. «Pour lire le document: “Le sensus fidei dans la vie de l’Église”.» Comissão Teológica Internacional. http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/cti_documents/rc_cti_20140610_cerf-sensus-fidei_fr.html. Acedido a 10 de junho de 2014.

Brotéria 184, no. 5/6 (maio/junho 2017).

Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima (org.). Guião da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às Dioceses Portuguesas. O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus. Maio de 2015 a maio de 2016. Fátima: Santuário de Fátima, 2015.

Communio, ano XXXIII, no. 4 (dezembro 2016).

Conferência Episcopal Portuguesa. Fátima, Sinal de Esperança para o nosso tempo. Lisboa: Secretariado Geral da CEP, 2016.

Conferência Episcopal Portuguesa. Papa Francisco em Fátima: Orações, homilias, saudações, mensagens. Lisboa: Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, 2017.

Costa, Ana Luísa, et al. Feliz de Ti Que Acreditaste. Itinerário de oração com Maria para o mês de maio. Fátima: Santuário de Fátima, 2016.

Fátima 2017: Mês de maio, dia a dia. Fátima: Conferência Episcopal Portuguesa e Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, 2017.

Langevin, Gilles. «Christianisme populaire et pureté de la foi.» In Foi populaire, foi savante. Actes du Ve Colloque du Centre d’études d’histoire des religions populaires tenu au Collège dominicain de théologie (Ottawa). Editado por J.-M. R. Tillard et al., 149‒166. Paris: Les Éditions du Cerf, 1976.

Marto, António. Fátima. Mensagem de misericórdia e de esperança para o mundo. 2.ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2017.

Mello, Alexandre Awi. Maria é Minha Mãe. Encontros do Papa Francisco com Nossa Senhora. Cascais: Lucerna, 2015.

Papa Francisco. O Evangelho de Maria. Palavras de devoção do Papa sobre Nossa Senhora. Traduzido por Catarina Mourão e João Quina Edições. Lisboa: Planeta Manuscrito, 2017.

Verwilghen, A. «La religiosité populaire dans les documents récents du Magistère.» Nouvelle Revue Théologique 109 (1987): 521-539.

Vidal, Maurice. «La régulation ecclésiale de la foi et de la théologie.» In Introduction à l’étude de la théologie. Dirigido por Joseph Doré, 2: 217-243. Paris: Desclée, 1992.

Xavier, Leonor. Peregrinação. Testemunhos que nos unem. Alfragide: Oficina do Livro, 2017.