Da escatologia à teologia da história no segredo de Fátima

Main Article Content

José Jacinto Ferreira de Farias
https://orcid.org/0000-0002-0568-0514

Resumo

O artigo tem como objeto a leitura crítica da produção teológica em Portugal por altura do centenário das Aparições, em 2017. Foram estudadas 27 publicações, em que os autores procuram ler os acontecimentos de Fátima numa perspetiva teológica dogmática, tanto numa preocupação mais devota e de edificação como numa aproximação de natureza mais teológica e sistemática. Como traço a todos os ensaios pode considerar-se a questão apocalíptica do segredo como fonte para uma leitura teológica da história.

Palavras-chave: Fátima, Aparição, Segredo, Escatologia, Teologia da história

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cristino, Luciano. «A Sexta Aparição de Nossa Senhora, a 13 de outubro de 1917.» Em O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Itinerário Temático do Centenário das Aparições de Fátima. 7.º Ciclo. Ano pastoral de 2016-2017. Fátima: Santuário de Fátima, 2016.

Farias, José Jacinto. «O Imaculado Coração de Maria.» Em O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus. Itinerário Temático do Centenário das Aparições de Fátima. 7.º Ciclo. Ano pastoral de 2016-2017. Fátima: Santuário de Fátima, 2016.

Irmã Lúcia, Apelos da Mensagem de Fátima. Carmelo de Coimbra e Santuário de Fátima.

Irmã Lúcia. Como vejo a Mensagem através dos Tempos e dos Acontecimentos. Carmelo de Coimbra e Secretariado dos Pastorinhos.