Fotografar um santuário: corpos, cenas e lugares

Main Article Content

Alfredo Teixeira
https://orcid.org/0000-0002-8946-5538

Resumo

Este estudo integra o projeto «The Centenary of Fátima: A Moment of Plural Hermeneutics» (CITER-UCP). O arquivo documental estudado é constituído por quatro publicações de fotografia, editadas durante o ciclo comemorativo do centenário das «Aparições de Fátima» (Portugal). O estudo identifica as diferentes perspetivas imagísticas sobre o «fenómeno Fátima», concluindo que esta hermenêutica visual torna patente uma forte tensão/articulação entre a «grande narrativa» do Santuário e a «micronarrativa» dos peregrinos, apresentados como corpos situados numa cenografia da salvação.

Palavras-chave: Centenário de Fátima, Hermenêutica visual, Fotografia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adams, Robert. Why People Photograph: Selected Essays and Reviews. New York: Aperture, 2005.

Albert, Jean-Pierre. «Des lieux où souffle l’esprit.» Archives de Sciences Sociales des Religions, 111 (2000): 111-123.

Appadurai, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

Arouca, Manuel. Fátima no Mundo. Com a colaboração de Cristina Arouca. Prefácio de Aura Miguel. Lisboa: Oficina do Livro, 2016.

Barth, Fredrik. Process and Form in Social Life. London: Routledge & Kegan Paul, 1981.

Barthes, Roland. La chambre claire: note sur la photographie. Paris: Éditions de l’Étoile, Gallimard, Seuil, 1980, 1981.

Batchen, Geoffrey. Each Wild Idea: Writing, Photography, History. Cambridge, London: The MIT Press, 2001.

Batchen, Geoffrey. Photography and Remembrance. Amsterdam: Van Gogh Museum, New York: Princeton Arquitectural Press, 2004.

Baussant, Michèle. «Des lieux de pèlerinage comme cadres de la mémoire: l’exemple d’un sanctuaire franco-algérien.» Théologiques, 151 (2007): 43-68. https://doi.org/10.7202/017633ar

Becker, Howard. Exploring Society Photographically. Chicago: The University of Chicago Press, 1982.

Benjamin, Walter. «Pequena história da fotografia.» In Ensaios sobre Fotografia de Niépce a Krauss. Editado por Alan Trachtenberg, 219-238. Lisboa: Orfeu Negro, 1981, 2013.

Bourdieu, Pierre. Le sens pratique. Paris: Minuit, 1980.

Candau, Joël. Mémoire et identité. Paris: PUF, 1998.

Cartier-Bresson, Henri. Images à la sauvette. Göttingen: Steidl Verlag, 2014.

Certeau, Michel de. L’Invention du quotidien: I. Arts de faire. Paris: Gallimard, 1990.

Cunha, Alfredo. Fátima: Enquanto houver portugueses. Porto: Porto Editora, 2017.

Didi-Huberman, Georges. Atlas ou a Gaia Ciência Inquieta. Lisboa: KKYM, EAUM, 2013.

Diehl, Kristin, Gal Zauberman, and Alixandra Barasch. «How Taking Photos Increases Enjoyment of Experiences.» Journal of Personality and Social Psychology, 111, no. 2 (2016): 119-140. http://dx.doi.org/10.1037/pspa0000055

Eisenstadt, S. N. «Multiple Modernities.» Daedalus, 129, no. 1 (2000): 1-29.

Ferreira, António Pedro e Clara Ferreira Alves. Fátima – 1979-2016. Paço de Arcos: Impresa Publishing, 2017.

Flichy, Patrice. Le sacre de l’amateur: Sociologie des passions ordinaires à l’ère numérique. Paris: Éditions du Seuil, La République des Idées, 2010.

Garrigues, Emmanuel. L’écriture photographique. Paris, Montréal: L´Harmattan, 2000.

Giddens, Anthony. As Consequências da Modernidade. Oeiras: Celta, 1998.

Gil, Isabel Capeloa. Literacia Visual: Estudos sobre a inquietude das imagens. Lisboa: Edições 70, 2011.

Goody, Jack. The Logic of Writing and the Organization of Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

Hennion, Antoine. «Réflexivités: L’activité de l’amateur.» Réseaux, 153, no. 1 (1986, 2009): 55-78. https://doi.org/10.3917/res.153.0055

Hurn, David, and Bill Jay. On Being a Photographer: A Practical Guide. Anacortes: Lenswork Publishing, 2007.

Marques, Graça. 100 Anos de Fátima. Coleção «Olhar Português» Série II, Volume VIII. [s/l] Mindaffair Lda, 2017.

Martins, José de Souza. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo: Contexto, 2008.

Mary, André. Le bricolage africain des héros chrétiens. Paris: Cerf, 2000.

Penteado, Pedro. «A construção da memória nos centros de peregrinação.» Communio, 14, no. 4 (1997): 329-344.

Piette, Albert. «Fondements épistémologiques de la photographie.» Ethnologie française, 37, no. 1 (2007): 23-28. https://doi.org/10.3917/ethn.071.0023

Piette, Albert. «La photographie comme mode de connaissance anthropologique.» Terrain, 18 (1992): 129-136. https://doi.org/10.4000/terrain.3039

Proust, Marcel. À la recherche du temps perdu. Édition Intégrale. Paris: Gallimard, 1999.

Ricoeur, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Editions du Seuil, 2000.

Rodman, Margaret C. «Empowering Place: Multilocality and Multivocality.» American Anthropologist (New Series), 94, no. 3 (1992): 640-656.

Rodrigues, Ricardo Crisafulli. «Photographic Image: Thematization of Its Discourses.» Journal of Signal and Information Processing, 4 (2013): 414-422. https://doi.org/10.4236/jsip.2013.44053

Rosas, Lúcia, Ana Cristina Sousa, e Hugo Barreira. Genius Loci: Lugares e significados. Breves reflexões. Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», 2016.