Art and Ideology

Main Article Content

Ana Monteiro-Ferreira

Resumo

O presente trabalho aborda, de uma perspectiva marxista, a função da arte na fuga à sujeição ideológica do sujeito pós-moderno. Discute-se aqui a ideia de que a obra de arte tem a capacidade de produzir um deslocamento do ‘regime visual’ e da sua conformidade com o ‘real’ ao criar um sentimento de ansiedade que obriga o sujeito a interpelar os mecanismos de sujeição da super-estrutura ideológica. Nessa medida a obra de arte tornar-se-ia veículo fundamental na compreensão dos mecanismos que constroem as relações de poder e na desconstrução da ordem simbólica. A nossa tese é que, ao recusar render-se à ideologia, a obra de arte pode ser instrumental no questionamento e recusa, por parte do sujeito, da condição de inhumanidade a que a falácia do desenvolvimento ou ideologia do tempo presente o condena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alberti, Leon Battista. 2004. On Painting. London: Penguin Books

Althusser, Louis. 2001. Lenin and Philosophy and Other Essays. New York, NY: Monthly Review Press.

Derrida, Jacques. 1982a. Margins of Philosophy. Chicago: The University of Chicago Press.

Jay, Martin. 1988. The Rise of Hermeneutics and the Crisis of Ocularcentrism. Poetics Today, 9:2.

Jay, Martin. 1992. Force: Fields Between Intellectual History and Cultural Critique. New York and London: Routledge.

Kant, Immanuel. 1952. The Critique of Judgment. Oxford: Clarendon Press.

Lacan, Jacques. 1998. The Four Fundamental Concepts of Psychoanalysis. New York and London: W.W. Norton.

Lyotard, Jean-François. 2007. The Inhuman. Reflections on Time. Malden, MA: Polity Press