Edging Away: The Short Story and the Art of Fiction

Main Article Content

Teresa F. A. Alves

Resumo

Entretecendo preocupações formalistas com a recuperação de categorias literárias convencionais, Sudden Fiction, a antologia que em finais dos anos 80 tomou de assalto a cena literária americana, oferece um bom ponto de partida para a análise da oscilação do conto entre o experimentalismo e estratégias realistas mais convencionais. Estas peças curtas são heréticas em relação ao minimalismo e à meta-ficção pós-modernistas, ambos comprometidos com a expurgação de resíduos realistas, como a personagem ou a acção, do universo ficcional; mas o desvio do cânone pós-modernista, como se argumenta, reforça a condição herética básica a que o género fora votado pelo “sonho do Grande Romance Americano”. As mulheres e outros autores marginais, por exemplo, repetidamente ficcionalizaram a exclusão ao preferirem o conto ao romance, assumindo-se numa forma literária que desde o início foi considerada periférica em relação à ficção mais célebre, de maior extensão. Nos nossos dias, prossegue o argumento, o conto, melhor do que qualquer outra forma, é susceptível de codificar os universos ficcionais divergentes de autores que tiram partido das suas potencialidades para exprimirem as suas diferenças étnicas, raciais, ou de orientação sexual. O ensaio termina sublinhando o pendor do conto americano para influenciar formas literárias mais canónicas, afirmando a sua natureza genuína como oficina da arte da ficção.

Palavras-chave: Conto, Sudden fiction, Canónico, Excêntrico, Realista, Experimental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, Jorge Luís. 1981. "Nathaniel Hawthorne". Borges: A Reader. Ed. Emir Rodriguez Monegal and Alastair Reid. New York: Dutton, 219-228.

GILBERT, Sandra M. and Susan Gubar, 1993. "From the Mad Woman in the Attic". "The Yellow Wallpaper" by Charlotte Perkins Gilman. Ed. and Intr. Thomas L. Erskine and Connie L. Richards. New Brunswick: New Jersey: Rutgers UP, 115-123.

IRVING, Washington. 1983. “The Angler”. History, Tales and Sketches. Letters of Jonathan Oldstyle, .the New York. From the Beginning of the World to the End of the Dutch Dynasty. The Sketch Book of Geoffrey Crayon, Gent. New York: The Library of America, 16, 1049-1057.

LOHAFER, Susan and Jo Ellyn Clarey, eds. 1989. Short Story Theory at a Crossroads. Baton Rouge: Louisiana State UP.

MAY, Charles E. 1995. The Short Story: The Reality of Artifice. New York: Twayne Publishers.

POE, Edgar Allan. “Nathaniel Hawthorne”. 1842. Essays and Reviews. Theory and Poetry. Reviews of British and Continental authors. Reviews of American Authors and American Literature. Magazines and Criticism. The Literary and Social Scene. Articles and Marginalis. New York, NY: The Library of America- 20, 1984: 568-588.

SCOFIELD, Martin. 2006. The Cambridge Introduction to the American Short Story. Cambridge: Cambridge UP.

SHAPARD, Robert and James Tomas, eds. 1986. Sudden Fiction. American Short-Short Stories. Salt Lake City: Gibbs M. Smith.