Ensinar e aprender filosofia: um testemunho

Main Article Content

Maria Luísa Ribeiro Ferreira

Resumo

Este texto é um conjunto de reflexões sobre a experiência de ensinar e de aprender filosofia. O ponto de partida é vivencial mas presume-se que poderá interessar a todos os professores e investigadores desta área. Trata-se de uma tentativa de demonstrar a íntima relação entre o estudo, a investigação, o ensino e a aprendizagem. Em qualquer grau de ensino o professor de filosofia deverá convidar os seus alunos a pensarem por si mesmos, mergulhando-os no terreno flutuante do questionamento e fornecendo-lhes instrumentos que lhes permitam orientar-se. Quer na Escola Secundária quer na Universidade, embora utilizando diferentes metodologias, o professor de filosofia não deverá abdicar de ser filósofo, ou seja, de se assumir como um construtor de mundos, como alguém que propõe a prática de um pensamento livre, num diálogo permanente com o universo da cultura e da tradição.

Palavras-chave: Filosofia, Pedagogia, Ensino, Aprendizagem, Investigação

Downloads

Não há dados estatísticos.