Montalto, Rubens e Maria de Médicis – a arte de conciliar
Main Article Content
Resumo
Neste artigo, além de se reflectir sobre o tema, levanta-se a questão sobre o que teriam em comum o médico e cientista judeu de origem portuguesa Filipe Montalto (1567-1616), o pintor e embaixador católico de origem alemã Peter Paul Rubens (1577-1640) e a rainha-mãe de França Maria de Médicis (1573-1642), três grandes personalidades que a Europa do século XVI viu nascer. A resposta será que cada um a seu modo – na medicina, na arte, na política–praticava a arte da conciliação. Acabaram, por isso, por se encontrar num ambicioso projecto de paz promovido por Maria de Médicis, a rainha de França, que pretendia acabar com as lutas fratricidas que fragmentavam ainda mais numa Europa já em si profundamente dividida pelos movimentos da Reforma e da Contra-reforma.
Downloads
Referências
AAVV. L’Europe de Rubens. Catálogo da exposição (curadoria Blaise Ducos). Lens: Louvre-Lens/ Hazan, 2013.
ALVES, Manuel Valente. História da Medicina em Portugal – Origens, Ligações e Contextos. Porto: Porto Editora, 2014.
ALVES, Manuel Valente. “Uma Revolução Silenciosa – A Emergência da Cultura Visual da Medicina no Ocidente”. In: PIRES, M. Laura Bettencourt; PIRES, M. Alexandre Bettencourt (coords.). As Humanidades e as Ciências - Dois Modos de Ver o Mundo. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2013.
BARRINGER, Tim; GALANSINO, Arturo; GRUBER, Geelinde; HOUT, Nico von; HOWARTH, David; BOURG, Alexis Merle du. Rubens and His Legacy. London: Royal Academy of Arts, 2014.
BURTON, Robert. The Anatomy of Melancholy. Edition 1652. URL: http://www.gutenberg.org/files/10800/10800-h/10800-h.htm
CARMONA, Michel. Marie de Médicis. Paris: Fayard, 1981.
CARDOSO, Adelino. “Aproximação à Archipatologia de Filipe Montalto”. In: ANDRADE, António; TORRÃO, João; COSTA, Jorge; COSTA, Júlio (coords). Humanismo Diáspora e Ciência (Séculos XVI e XVII). Catálogo da exposição. Porto: Câmara Municipal do Porto/ Biblioteca Pública Municipal/ Universidade de Aveiro – Centro de Línguas e Culturas, 2013.
DUBOST, Jean François. Marie de Médicis, la reine dévoilée. Paris: Payot, 2009. DUCOS, Blaise. “Rubens et la galerie Médicis: un cycle politique”. Grande Louvre – Le Journal du Louvre, nº 24, 2013.
FUMAROLI, Marc. “Le Verb se fit Chair: Rubens et le colorisme charnel”. Grande Louvre – Le Journal du Louvre, nº 24, 2013.
LAWRENCE, Cyntia Miller (editor). Women and Art in Early Modern Europe: Patrons, Collectors and Connoisseurs. Pennsylvania: Pennsylvania State University Press, 1997.
LOGAN, Anne-Marie; PLOMP, Michel P. Peter Paul Rubens: The Drawings. New York: Metropolitan Museum of Art, 2005.
MILLEN, Ronald Forsyth; WOLF, Robert Erich. Heroic Deeds and Mystic Figures: A New Reading of Ruben’s Life of Maria De Médici. Princeton: Princeton University Press, 1989.
MONTALTO, Philothei Eliani. Archipathologia: in qua internarum capitis affectionem, essentia causae signa, praesagia, & curatio accuratißima indagine edisseruntur. Lutetiae : Sumptibus Caldorianae societatis, 1614.
MONTALTO, Philothei Eliani. “Lettre d’Espagne présentée à la Reine Regente par le Sieur Philotée Elian de Montalto, à Paris chez Jean Brunet, rue Saint Jacques, à la Hotte, 1614, avec privilège du Roi”. URL: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k89995s
STEINER, George. A Ideia de Europa. Trad. Maria de Fátima St. Aubin. Lisboa: Gradiva, 2005. ZUFF, Stefano. Il Cinquecento. Milano: Electa, 2006.