Hiparco atribuído a Platão e a natureza da tirania

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José A. Colen

Resumo

Hiparco é um diálogo atribuído a Platão que começa abruptamente com uma das habituais questões socráticas: "Oque é o amor do lucro?". Mostra o modo como Sócrates desafia as convenções e busca a base da ética tradicional. No Hiparco, Sócrates conversa com um companheiro ateniense que defende que o amor do lucro merece censura; questiona o jovem, forçando-o a rever os seus princípios e finalmente deixa-o perplexo. A referência a Hiparco surge como por acaso no meio do diálogo. Hiparco era filho do tirano Pisístrato, mas Sócrates defende que a tirania de Hiparco era na verdade benigna e sábia, que este mais não fez que tentar educar os seus concidadãos, levando-os a admirar a sua superior sabedoria. O longo louvor de Hiparco é venenoso: a suposta reabilitação reforça no leitor a impressão negativa, mas ninguém se surpreende de que Sócrates tenha sido condenado por corromper os jovens incentivando o desrespeito das tradições morais da cidade. Os textos transmitem, portanto, a visão "popular" de Sócrates que levaria, finalmente, à sua condenação.

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Referências

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