Creating Peace: The Education for Global Peace Sustainability Project

Main Article Content

Luis Miguel Neto
Helena Águeda Marujo

Resumo

Os conceitos de paz, e as aspirações, proposições e tácticas pela pacificação, mudaram ao longo da história. O momento histórico, a cultura, a politica e a ciência afectaram os pensamentos sobre o ideal de uma paz duradoura -o sonho eterno -mas a paz tem sido considerada, genericamente, um objectivo nobre, tendo a capacitação para a paz sido predominantemente contemplada como uma virtude individual e social e um recurso de aprendizagem relevante. Em consequência, ao longo dos anos foram surgindo programas de educação para a paz. O estado atual do mundo continua a lembrar-nos que não é redundante realizar mais esforços para gerar a paz, e que há mesmo uma urgência para continuar a desenvolver e difundir mais iniciativas sobre educação para a paz, em especial que tenham base científica, avaliação rigorosa, sejam flexíveis e possam ser aplicados nas arenas mundiais mais simples e nas mais complexas. Este artigo aborda uma proposta para uma contribuição humilde, mas também distinta e considerada valiosa, para entender e promover a paz, e refere-se à contribuição que emergiu do recente movimento de psicologia positiva, ou seja, dos estudos sobre bem-estar coletivo e felicidade pública. A psicologia positiva é o estudo científico do que permite que os indivíduos e as comunidades prosperem, e a paz é claramente um aspecto crucial para o florescimento humano. Ambos -educação positiva para a construção da paz e psicologia positiva -são orientados para a optimização do melhor das pessoas, concentrando atenção e estratégias no desenvolvimento do funcionamento óptimo dos indivíduos, grupos, comunidades e nações. O estudo e a promoção da virtuosidade, do bem, da coesão social, da justiça e do bem-estar é, portanto, inerente ao quadro do Projecto de Educação para a Paz Global Sustentável (E=GPS). A contextualização e as especificidades do programa, e a sua consubstanciação e objectivos, são detalhados neste texto.

Palavras-chave: Paz, Educação para a paz, Psicologia positiva, Bem-estar, Estudos da felicidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGYLE, M. (1991). Cooperation: The Basis of Sociability. New York: Routledge.

ARENDT, H. (1998). The Human Condition. (2nd ed.) Chicago: University of Chicago Press.

ARONSON, E. (2000). Nobody Left to Hate: Teaching Compassion after Columbine. New York: W. H. Freeman.

ARONSON, E., & Bridgeman, D. (1979). Jigsaw groups and the desegregated classroom: In pursuit of common goals. Personality and Social Psychology Bulletin, Vol. 5, pp. 438-446. https://doi.org/10.1177/014616727900500405

ARONSON, E., & Patnoe, S. (1997). The jigsaw Classroom: Building cooperation in the classroom (2nd ed.). New York: Addison Wesley Longman.

ARONSON, E., Blaney, N. T., Stephan, C., Rosenfield, R., & Sikes, J. (1977). Interdependence in the classroom: A field study. Journal of Educational Psychology, Vol. 69, pp. 121-128. https://doi.org/10.1037/0022-0663.69.2.121

BANNINK, F. (2010). Handbook of Solution-Focused Conflict Management. Cambridge: Hogrefe.

BION, W. R., & Richman, J. (1943). Intra-group tensions in therapy. Lancet, 2, pp. 678-681.

BOWER, G. H. (1981). Mood and memory. American Psychologist, 36, pp. 129–148.

BRUNI, L., & Porta, P. L. (2016). Happiness and Quality of Life reconciled. Handbook of Research Methods and Applications in Happiness and Quality of Life (pp.1-19). Cheltenham, UK: Edward Elgar Publising.

CABEZUDO, A., & Haavelsrud, M. (2007). Rethinking peace education. In C. Webel & J. Galtung, Handbook of Peace and Conflict Studies (pp. 279-298). New York: The Routledge.

CARMO, H. (2016). A paz e a cidadania global no contexto de uma estratégia de educação para a cidadania. Paper presented at Simpósio Internacional de Educação e Pedagogia sobre Paz e Cidadania global. Lisboa.

COLLIN, C., Benson, N, Ginsburg, J., Grand, V., Lazyan, M., & Weeks, M. (2011). The Psychology Book. London: Dorling Kindersley Limited, Penguin Group.

DAN-GLAUSER, E. S., & Gross, J. J. (2011). The temporal dynamics of two response-focused forms of emotion regulation: Experiential, expressive, and autonomic consequences. Psychophysiology, 48: 1309–1322 https://doi.org/10.1111/j.1469-8986.2011.01191.x

FREEDMAN, M. (2000). War and Conflict. In A. E. Kazdin (Ed.). Encyclopedia of Psychology, Volume 8 (pp.223-225). New York: Oxford University Press.

GARDNER, H. (2006). Changing Minds: The Art and Science of Changing Our Own and Other's People Minds. Boston, MA: Harvard Business School Press.

GLOBAL PEACE INDEX. Retrieved 24 of February 2017 from http://economicsandpeace.org/

GLOBAL PEACE STUDIES - San Francisco University. Retrieved 29 January 2017 from http://bulletin.sfsu.edu/courses/E=GPS/

GUTERRES, A. (2017). Sustainable peace for all. UN General Assembly high-level dialogue, January 2017. Retrieved 12 February 2017 from http://www.un.org/pga/71/event-latest/building-sustainable-peace-for-all-synergies-between-the-2030-agenda-for-sustainable-development-and-sustaining-peace/

IEP - INSTITUTE FOR ECONOMICS AND PEACE (2016). Retrieved 14 of February 2017 from http://economicsandpeace.org/

LEU, L. (2003). Nonviolent Communication Companion Book: A practical guide for individual, group or classroom study. Encinitas, CA: PuddleDancer.

LOFTUS, E. (2005). Planting misinformation in the human mind: A 30-year investigation of the malleability of memory. Learning & Memory, 12 (4), pp. 361-366. https://doi.org/10.1101/lm.94705

MARUJO, H. Á., & Neto, L. M. (2014). Felicitas Publica and community well-being: nourishing relational goods through dialogic conversations between deprived and privileged populations. Journal of Psychology in Africa, 1, pp. 102-114. https://doi.org/10.1080/14330237.2014.904096

MARUJO, H. Á., & Neto, L. M. (2016). Quality of life studies and positive psychology. In L. Bruni & P. L. Porta (Eds.), Handbook of Research Methods and Applications in Happiness and Quality of Life (pp. 279-305). Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781783471171.00018

MILGRAM, N. (1993). Stress and coping in Israel during the Persian Gulf War. Journal of Social Issues, 49, pp. 103-123. https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1993.tb01183.x

MONTVILLE, J. V. (2000). Peace. In A. E. Kazdin (Ed.). Encyclopedia of Psychology, Volume 8 (pp.75-76). New York: Oxford University Press.

NETO, L. M., & Marujo, H. Á. (2013). Positive Community Psychology and Positive Community Development: Research and Intervention as Transfomative-Appreciative Actions. In H. Á. Marujo & L. M. Neto (Eds). Positive Nations and Communities: Collective, Qualitative and Cultural Sensitive Processes in Positive Psychology (pp. 209-230). Dordrecht: Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-6869-7_12

PEARCE, W. B., & Littlejohn, S. W. (1997). Moral Conflict: When Social Worlds Collide. Thousand Oaks: Sage Publications.

PENNEBAKER, J. W. (1989). Confession, inhibition, and disease. In L. Berkowitz (Ed.), Advances in experimental social psychology (Vol. 22, pp. 211-245). New York: Academic Press. https://doi.org/10.1016/s0065-2601(08)60309-3

ROSENBERG, M. (2003). Nonviolent Communication: A Language of Life. Boulder, Colorado: Sounds True.

ROSENBERG, M. (2012). Living Nonviolent Communication: Practical tools to connect and Communicate Skilfully in Every Situation. Boulder, Colorado: Sounds True.

SCHRODT, P. A. (1983). A Model of Sporadic Conflict. In D. A. Zinnes (Ed.), Conflict Processes and the Breakdown of International Systems. Denver: Graduate School of International Studies, University of Denver.

SEN, A. (2005). Human rights and capabilities. Journal of Human Development, 6 (2): pp. 151–166. doi:10.1080/14649880500120491. Pdf version

SOUSA FRANCO, M. (2007). Diário da Assembleia da República, I Série, nº 92, 8 de Junho de 2007, pp. 49-51.

SOUSA FRANCO, M. (2009). Atentados contra a Vida e Dignidade Humana - A Violência e as Mulheres, Violência - Não!, Nacional Seminars on Violence, 28 and 29 of November, 2005, Pro Dignitate Fundação de Direitos Humanos. Gráfica de Coimbra, Coimbra, pp. 55-64.

SOUSA FRANCO, M. (2015). No Centenário da "Educação Cívica" de António Sérgio, proposta de "Educação para a Felicidade". Paper presented at Homenagem a António Sérgio, Lisboa - Liceu Camões, December 2nd, organized by CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, published on CASES: www.cases.pt

SOUSA FRANCO, M. (2016a). Agenda 2030 da ONU: uma sugestão. Jornal Observador", June 7th, and Jornal "Campeão das Províncias", Coimbra, June 16th.

SOUSA FRANCO, M. (2016b). Educação para a Paz Global - Proposta Educativa: ponto da situação. Lisboa, 13 de Julho: Unpublished paper.

SOUSA FRANCO, M. (2016c). Urge educar para a Paz, no Ano Internacional do Entendimento Global, publicado no jornal online Observador, 17 de Junho.

THE GOOD WORK PROJECT. Retrieved 23 February 2017 from http://thegoodproject.org/projects/the-good-work-project/

UNITED NATIONS, General Assembly, Seventieth session. (2017). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development (A/RES/70/1). Retrieved 27 August 2016 from: http://undocs.org/A/RES/70/1

WEBEL, C., & Galtung, J. (2007). Handbook of Peace and Conflict Studies. New York: The Routledge.

WEBSTER's Third New International Dictionary of the English Language Unabridged (1993). Springfield, IL: Merriam-Webster, Inc.

WOLPE, J. (1969). The Practice of Behavior Therapy. New York: Pergamon Press.

UNICEF (2014). Retrieved 28 August 2016 from: WWW.UNICEF.ORG/education and http://learningforpeace.unicef.org

Yunus, M. (2007). Retrieved 14th February 2017 from http://www.muhammadyunus.org/index.php/professor-yunus/publications/creating-a-world-without-poverty