João Lobo Antunes: a ciência e a arte

Main Article Content

Maria Laura Bettencourt Pires

Resumo

Inspirada em Fernando Pessoa, que, ele tanto apreciava, decidi intitular esta breve reflexão "João Lobo Antunes – A Ciência e a Arte", fi-lo por o eminente cirurgião, cuja memória pretendo evocar, ser uma voz prestigiosa tanto no âmbito da Ciência como das Humanidades. Pode mesmo afirmar-se que era um verdadeiro humanista, que combinava a subjectividade da arte com a objectividade científica, sendo, talvez por isso, um dos espíritos mais deslumbrantes do seu tempo. Após algumas referências à sua biografia, menciona-se que é o autor de seis livros e que escreveu mais de cento e cinquenta artigos científicos, distinguindo-se aquele em que – com a originalidade que o caracterizava - fala da profissão de médico. Por ser um aspecto menos conhecido, refere-se igualmente a sua relação com "Fulbrighters Portugal – Alumni Association" e o facto de as características dessa instituição também revelarem aspectos da sua maneira de "ouvir com outros olhos". Nesta perspectiva, entre outras actividades, acedeu a colaborar no ciclo de Conferências Fulbright Alumni, proferindo, com o brilho que sempre o distinguia, uma comunicação, que intitulou "Uma Nova Universidade em Lisboa", sobre o tema da fusão da Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica, um projecto de reforma educativa de grande envergadura em que esteve envolvido com o sucesso habitual.

Palavras-chave: João Lobo Antunes, Ciência, Arte, Medicina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, João Lobo, Ouvir com Outros Olhos, Lisboa: Gradiva, 12015; 42016.

ANTUNES, João Lobo, "A profissão de Médico", apud Análise Social, vol. XXXVIII (166), 2003, pp. 77-99.

DELEUZE, Gilles, Différence et Répètition, Paris: Presses Universitaires de France - PUF, 2000 (11968).

DELEUZE, Gilles, "Qu'est-ce que la philosophie?, apud Chimères No. 8, mai 1990.

FULBRIGHT, J. William, The Price of Empire, New York: Pantheon Books, 1989.

NIETZSCHE, Friedrich, Also Sprach Zarathustra: Ein Buch für Alle und Keinen (1883-1891). Versão portuguesa (e-book): Assim Falou Zaratustra https://www.elivrosgratis.com/download/1953/assim-falou-zaratustra-friedrich-nietzsche.html

PESSOA, Fernando, Pessoa Inédito. (Orientação, coordenação e prefácio de Teresa Rita Lopes). Lisboa: Livros Horizonte, 1993.

SCHMIDT, Mary & Randy MARTIN (Eds.), Artistic Citizenship: A Public Voice for the Arts, New York: Routledge, 2006.

SILVA, Paulo Neves, Citações e Pensamentos de Padre António Vieira, Leya S.A./Casa das Letras, 2012.