Professor Layton and Mental Gymnastics

Main Article Content

João Jorge Capelo Sottomayor Spínola Fernandes

Resumo

Sempre que confrontamos um problema invulgar, somos forçados a ponderar uma solução, utilizando partes do nosso cérebro que (normalmente) não utilizamos no nosso dia-a-dia. Contudo, muito poucos estudos foram efectuados relativamente a como a resolução de puzzles pode beneficiar as nossas capacidades intelectuais. Por conseguinte, muitos não sabem como aperfeiçoar o seu pensamento crítico. O objectivo da presente monografia é analisar um certo grupo de puzzles que apareceu alguns anos atrás em videojogos destinados para as consolas portáteis: aqueles incluídos na série Professor Layton. Apesar de ser possível encontrar soluções directas em guias de estratégia, tentaremos no presente trabalho mostrar como processamos a informação necessária à resolução de um puzzle, e como isto beneficia o cérebro. Com esta finalidade, foi resolvida uma série de puzzles e registado o processo cerebral, tendo em atenção o que se sabe actualmente da utilização das capacidades intelectuais.

Palavras-chave: Puzzles, Professor Layton, Capacidades intelectuais, Pensamento crítico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ballard, John. Some Phases of the Psychology of Puzzle Learning. New York: New York University 1915. https://archive.org/details/somephasesofpsyc00ball

Gleitman, Henry, Alan Fridlund, and Daniel Reisberg. Psicologia. Translated by Danilo Silva. Lisbon: Calouste Gulbenkian Foundation, 2011.

Restak, Richard. How Puzzles Improve your Brain. London: Souvenir Press, 2013.

Sweeney, Michael. Brain: The Complete Mind. Washington D. C.: National Geographic Society, 2009