Apresentação

A revista Gestão e Desenvolvimento é uma publicação científica editada pelo Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde, do Centro Regional de Viseu, da Universidade Católica Portuguesa, de periodicidade anual, podendo publicar números especiais. As línguas de publicação são o português, o inglês, o castelhano e o francês.

Objectivos

Divulgar o conhecimento científico produzido no domínio das ciências sociais, e também das ciências da saúde, da educação e desenvolvimento social.
Promover a divulgação da investigação em diversas áreas científicas, facilitando a partilha do conhecimento.
Constituir um meio de comunicação entre académicos, especialistas e profissionais.

Estrutura

A estrutura da revista Gestão e Desenvolvimento é constituída por um corpo principal de artigos científicos, que podem ter diferentes tipologias: de Investigação, de Revisão, Teórico ou Ensaio, podendo ter ainda Editoriais e Recensões.

Processo de Revisão

Os Revisores da Revista são individualidades académicas e científicas, portuguesas e estrangeiras, de reconhecido mérito nas áreas de publicação, sendo selecionados pela Comissão Editorial Executiva, com caracter permanente ou temporário.
Os Revisores apreciam os artigos propostos e elaboram pareceres científicos, dando especial atenção aos seguintes critérios: relevância para o desenvolvimento da área científica, originalidade, formulação e verificação dos objetivos, metodologia, análise e discussão de resultados, pertinência das conclusões, atualidade da bibliografia e cumprimento das normas APA, qualidade geral e adequação à política editorial e normas da Revista.
Os artigos propostos são apreciados por dois ou mais revisores, de forma anónima, utilizando os critérios de avaliação da qualidade atrás definidos, num prazo máximo de um mês, sendo classificados em quatro níveis: 1 – publicar artigo, sem alterações, 2 – publicar artigo com algumas alterações, 3 – publicar o artigo com alterações, sujeito a nova apreciação pelo Revisor; 4 – não publicar o artigo.
Os autores recebem a decisão dos Revisor e um parecer anónimo com os respetivos comentários, tendo 30 dias para submeter uma nova versão do artigo, quando tal é necessário.

Política de Acesso Aberto

A revista oferece Acesso Aberto imediato ao seu conteúdo (Licença Creative Common CC BY). A revista permite aos leitores ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto completo dos seus artigos possibilitando o seu uso para qualquer outra finalidade lícita.

Comissão Editorial

A revista tem i) uma Comissão Editorial Executiva, composta pelo seu Diretor e restantes membros identificados em cada número da Revista, responsável pela coordenação e ii) uma Comissão Editorial Alargada responsável pelo processo de revisão dos artigos, também identificada em cada número da Revista.
Compete à Comissão Editorial a gestão científica da revista: política editorial, garantir padrões de qualidade e critérios de avaliação dos materiais submetidos para publicação, definir a orientação editorial edições especiais, definir e aprovar os Revisores da Revista, promover a participação de autores e a divulgação da Revista e pronunciar-se sobre outras questões não previstas neste Estatuto.

Direção

A revista é dirigida pelo Diretor do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde, que representa a revista, coordena o processo editorial e a calendarização de cada publicação, faz a primeira apreciação dos artigos submetidos para publicação e os encaminha para a Comissão Editorial Executiva, coordena o processo de avaliação e revisão dos artigos, organiza o processo de publicação e convoca e preside às reuniões da Comissão Editorial.