Trabalho colaborativo docente para a melhoria da ação educativa

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Sónia Alves
https://orcid.org/0000-0001-7454-9707
Lara Macedo
https://orcid.org/0000-0002-1890-8776
Olga Maria Madanelo
https://orcid.org/0000-0002-6320-7477
Maria Manuela Martins
https://orcid.org/0000-0001-6743-0572
Maria Martins
https://orcid.org/0000-0001-5935-176X

Resumo

As potencialidades do trabalho colaborativo, nomeadamente em contexto educativo, têm vindo a ser apontadas como uma estratégia robusta para a promoção da melhoria dos desempenhos das instituições. Esta apologia é feita quer ao nível do conhecimento científico, como descrevem vários estudos, quer ao nível das políticas educativas em vigor em Portugal, em que é apresentada como um caminho fundamental para o enriquecimento das opções curriculares e das dinâmicas pedagógicas, adotadas pelas escolas e pelos seus professores. Conhecer a realidade das 26 unidades orgânicas da Região Centro que participaram foi o objetivo deste estudo, intentando contribuir para essa reflexão. A recolha de dados efetuou-se através da aplicação de um questionário, disponibilizado online entre 15 de junho e 20 de setembro de 2021. A análise dos dados seguiu uma metodologia de natureza quantitativa, assente numa abordagem crítica descritiva. Os resultados evidenciam um reconhecimento massivo das potencialidades do trabalho colaborativo, mas práticas ainda pouco consistentes no que respeita a esta metodologia de trabalho, uma vez que a mesma acontece mais em contexto formais e numa lógica mais disciplinar.

Palavras-chave: Trabalho colaborativo, Docência, Aprendizagens

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