Serviço social da Guardinha: a intervenção com crianças e adolescentes num contexto pandémico

Main Article Content

Nancy Fonseca
https://orcid.org/0000-0001-6686-1952
Manuel Menezes
https://orcid.org/0000-0001-8685-2893

Resumo

No artigo apresentamos os resultados da pesquisa realizada no Brasil no âmbito do mestrado em Serviço Social (ISMT/Coimbra, Portugal). Analisamos (i) os conflitos e as demandas colocadas, no decurso da pandemia COVID-19, aos serviços da Guardinha pelas crianças e adolescentes inseridos nos serviços socioeducativos e (ii) o modo como as respostas do Serviço Social às problemáticas em pauta poderão ter contribuído para o reforço da cidadania das crianças, adolescentes e suas famílias. Na pesquisa optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Procedemos a uma revisão da literatura tendo em vista a problematização das questões conexas coma vulnerabilidade social das crianças e os modos como, na sua intervenção quotidiana, os assistentes sociais podem contribuir para a sua inclusão. Quanto ao procedimento metodológico utilizado para coleta do material empírico, socorremo-nos da entrevista semiestruturada à qual responderam 6 profissionais. Resultados: foi possível compreender que os atendimentos especializados à infância e adolescência contemporânea (no município de Campinas) se consubstanciam num processo em constante transformação/adaptação, capaz de identificar as reais necessidades em presença e potencializar o agir, o exercício da cidadania e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Guardinha, Infância e adolescência, Serviço social, Contexto pandémico, Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.