A motivação no ambiente de trabalho e o seu efeito no desempenho profissional: um estudo no setor bancário

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Ana Rita Pereira
https://orcid.org/0000-0001-6036-0209
Clotilde Passos
https://orcid.org/0000-0002-2924-0484
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890

Resumo

O setor bancário português tem vindo a sofrer alterações estruturais profundas, influenciando a motivação e a produtividade dos seus colaboradores. Neste sentido, tendo em conta a importância do setor e a escassa informação existente na literatura sobre o tema, considerou-se pertinente o seu estudo. Tendo como objetivo analisar a influência que a motivação tem no desempenho das funções dos colaboradores do setor bancário, adotou-se uma metodologia qualitativa, com recurso a 33 entrevistas efetuadas a colaboradores de sete Bancos distintos do Distrito de Viseu. A análise de conteúdo das respostas permitiu concluir que a motivação contribui positivamente para o desempenho profissional e, consequentemente, para a produtividade, que os fatores que mais contribuem para a motivação são a boa relação entre colegas, a carga horária, o reconhecimento por parte dos superiores, os prémios e a concretização pessoal e familiar, que o foco em objetivos, o espírito positivo e a conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional são as estratégias mais utilizadas pelos colaboradores em prol de uma maior motivação. Também foi possível concluir que os administradores dos Bancos devem priorizar o reajuste do número de colaboradores, atribuir novas funções a quem já está há muito tempo no mesmo cargo, exercer menos pressão, assim como, prestar maior reconhecimento e elogio e atribuir recompensas financeiras ou prémios de desempenho, no sentido de promover maior empenho e motivação dos colaboradores.

Palavras-chave: Motivação, Desempenho profissional, Produtividade, Setor bancário

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