Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente

Main Article Content

Paula Arnaud Dias
Célia Ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-1000-6890

Resumo

A supervisão pedagógica é considerada, por muitos autores e legisladores, como uma mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento e (re)qualificação das organizações escolares, bem como para a melhoria contínua do serviço educativo que prestam. Assim, deverá ser encarada como uma ferramenta pedagógica ao serviço dos professores, ao longo de toda a sua carreira (formação contínua), bem como da organização escolar, promovendo, no seu interior, uma abordagem reflexiva e dialogante entre todos os atores educativos: escola aprendente. Os dados apresentados evidenciam que a supervisão deve ser concebida como um instrumento de formação ao longo da vida, que potencializa a inovação, a autonomia e o crescimento profissional dos professores, consubstanciada numa aprendizagem que, apesar de possuir uma vertente individual (autorreflexão, autoavaliação, autoformação,…), deverá focalizar-se num contexto coletivo de partilha de saberes, de experiências, de vivências, caminhando, desta forma, para a promoção de uma escola reflexiva e detentora de professores igualmente reflexivos. A Avaliação de Desempenho Docente (ADD) deve ser concebida como mais um processo de aprendizagem, de melhoria e de crescimento profissional, onde a supervisão surge como uma ferramenta ao serviço dessa melhoria e crescimento profissional.

Palavras-chave: Organização aprendente, Escola reflexiva, Supervisão pedagógica, Formação, Melhoria, Avaliação, Desenvolvimento profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alaiz, V., Gois, E., & Gonçalves, C. (2003). Auto-avaliação de Escolas-Pensar e praticar. Porto: Edições ASA.

Alarcão, I. (2001). Escola reflexiva e Supervisão-uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.

Alarcão, I., & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica –uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ª edição). Coimbra: Livraria Almedina.

Alarcão, I., & Roldão, M. (2010). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores (2ª edição). Mangualde: Edições Pedago.

Alarcão, I., & Tavares, J. (1987). Supervisão da prática –uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina.

Alarcão, I., & Tavares, J. (2010). Supervisão da prática pedagógica –uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem (2ª edição revista e desenvolvida). Coimbra: Livraria Almedina.

Baptista, J. A. (2013). Avaliação do desempenho docente: o que mexe com os professores. Revista de Gestão e Desenvolvimento, 21, 261-344.

Cruz, I. M. (2009). Observação de Aulas: Estratégias de Desenvolvimento Profissional. Revista ELO 16, pp.137-145.

Day, C. (1993). Avaliação do desenvolvimento profissional de professores. In A. Estrela & A. Nóvoa (orgs.), Avaliação em educação: Novas perspectivas (pp. 95-114). Porto: Porto Editora.

Decreto Regulamentar n.º 2/10, de 23 de junho.

Formosinho, J., &Machado, J. (2010). Desempenho, mérito e desenvolvimento –para uma avaliação mais profissional dos professores. In J. Formosinho, J. Machado & J. Oliveira-Formosinho (autores). Formação desempenho e avaliação de professores (pp.97-118). Mangualde: Edições Pedago.

Garmston, R., Lipton, L., & Kaiser, K., (2002). A Psicologia da Supervisão. In J. Oliveira-Formosinho (org.), A Supervisão na Formação de Professores II. Da organização à pessoa (pp.18-132). Porto: Porto Editora.

Guerra, M.A.S. (2003). Uma seta no alvo: A Avaliação como Aprendizagem. Porto: Edições ASA.

Gonçalves, J. A. (2009). Desenvolvimento profissional e carreira docente: fases da carreira, currículo e supervisão. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, 8, 23-36.

Graça, A., Duarte, A.P., Lagartixa, C., Tching, D., Tomás, I., Almeida, J., Santos, R., Neves, P., & Diogo, M. J. (2011). Avaliação do Desempenho Docente. Um guia para a ação. Lisboa: Lisboa Editora, S.A.

Holly, M. L. (2007). Investigando a vida profissional de professores: diários biográficos. In A. Nóvoa (org.), Vidas de professores (pp. 79-110). Porto: Porto Editora.

Lima, J. A. (2010). Avaliação, competitividade e hiperburocracia. Conferência de abertura do 22º Colóquio internacional da ADMEE. Disponível em: http://webs.iep.uminho.pt/admee/ficheiros/resumo_ADMEE. Consultado em 23 de agosto de 2013.

Machado, E. A., Costa, N., & Alves, M. P. (2013). Avaliação de Desempenho Docente. Compreender a complexidade, sustentar a decisão. Santo Tirso: De Facto Editores.

Marchão, A. J. (2011). Desenvolvimento Profissional dos Educadores e dos Professores – É possível conciliar a supervisão e a avaliação de desempenho? PROFFORMA n.º 03 – Junho.

Oliveira-Formosinho, J. (2002a). Introdução. In J. Oliveira-Formosinho (org.), A Supervisão na Formação de Professores II. Da organização à pessoa (pp. 9-15). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. (2002b). Em direcção a um modelo ecológico de supervisão de professores. Uma investigação na formação de educadores de infância. In J. Oliveira-Formosinho (org.), A Supervisão na Formação de Professores I. Da sala à escola (pp. 94-120). Porto: Porto Editora.

Reis, P.M. J., & Alves, M.P. C. (2009). Observação de Aulas em Contexto de ADD: um projeto de escola à procura dos referentes. Atas do X Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, pp. 3910 –3923.

Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Ministério da Educação – Conselho Cientifico para a Avaliação de Professores. Caderno do CCAP –2.

Teixeira, O., & Ludovico, A. (2007). Educação Pré-Escolar: Currículo e Supervisão. Penafiel: Editorial Novembro.

Tracy, S. J. (2002). Modelos e abordagens. In J. Oliveira-Formosinho (org.), A Supervisão na Formação de Professores I. Da sala à escola (pp.19-92). Porto: Porto Editora.

Vieira, F., & Moreira, M. A. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Cadernos do Conselho Científico para a Avaliação de Professores–1. Lisboa: Ministério da Educação.